Polícia faz buscas em escritório do Google na França

0
Polícia faz buscas em escritório do Google na França
Polícia faz buscas em escritório do Google na França





Uma investigação de fraude fiscal levou a polícia francesa até o escritório do Google. A ação foi feita nesta terça-feira (24), no qual foi realizada uma operação de busca e apreensão.

De acordo com o jornal do país, “Le Parisien”, aproximadamente 100 pessoas estão participando da operação, que faz parte de um inquérito preliminar da procuradoria nacional financeira. O Google da França ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O ministério da França não divulgou o valor dos impostos atrasados, mas há suspeitas de que a dívida do Google seja algo em torno de € 1,6 bilhão.

Além do Google, a Amazon e Facebook são acusadas nos Estados Unidos e na Europa por sonegação de impostos, pois as empresas acabam optando por se fixar em países onde a tributação é mais favorável. Na Europa, por exemplo, o Google tem sua sede na Irlanda, que é um país considerado com uma das menores tributações sobre o lucro das empresas. O valor é de 12,5%.

O ajuste fiscal cobrado pelo governo da França vem sendo feito desde 2014, quando a filial foi divulgada. Isso aconteceu anos após o escritório ter passado por uma ação de busca e apreensão em 2011, para uma investigação de “preços de transferência” entre a filial e a sede na Europa.

No início de 2016 a sede da empresa na Europa fechou um acordo com a Inglaterra, para pagar os impostos que deve. O valor foi fechado em 130 milhões de libras esterlinas, mas foi criticado por legisladores locais, que acreditam que deveria ser muito maior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.