Seis jogos brasileiros que fizeram sucesso no exterior

Jogos desenvolvidos no Brasil fazem cada vez mais sucesso no mercado estrangeiro. Atualmente, games nacionais estão recebendo boas críticas em publicações do exterior e alguns até já ganharam prêmios em eventos especializados. O mercado nacional cria e desenvolve jogos de todos os gêneros, como estratégia e RPG. E vários destes jogos produzidos no Brasil são feitos para várias plataformas, como PC, Xbox One, PS4, Switch e até dispositivos móveis.

Confira abaixo seis jogos brasileiros que fizeram sucesso no exterior e ganharam prêmios em diferentes categorias.

Alpha Beat Cancer (iOS, Android)

O jogo tem como objetivo ensinar sobre o câncer e seu tratamento. Para isso, tem vários minigames. O game foi criado em Santos, São Paulo, pelo estúdio Mukutu, em parceria com a ONG Instituto Beaba. O jogo ganhou prêmio na Áustria, pelo World Summit Awards da ONU, na categoria Saúde e Bem Estar em 2018. Também venceu a categoria Escolha da Audiência do Indie Prize Awards no Casual Connect, dos Estados Unidos.

Celeste (PC, PS4, Xbox One, Switch)

O jogo foi criado pelo canadense Matt Thorson e teve arte do estúdio paulista Miniboss. A parceria aconteceu pela segunda vez; a primeira vez foi em Towerfall Ascension. No jogo, Madeline precisa conquistar uma montanha, cheia de armadilhas. O jogo recebeu o prêmio Escolha do Público no Independent Games Festival.

Distortions (PC)

Distortions foi criado para a plataforma Streams e demorou nove anos para ficar pronto. O jogo tem uma narrativa surreal e fala sobre relacionamentos e traumas. Venceu os prêmios de melhor tecnologia do SBGGames, melhor ideia original no AzPlay, da Espnha, e melhor jogo brasileiro e melhor jogo pelo voto popular no BIG Festival.

Starlit Adventures (Android, iOS, PS4)

O jogo foi lançado em 2015 para Android e iOS. Durante o BIG Festival 2016, venceu o prêmio de melhor game brasileiro. Também venceu melhor jogo pelo júri técnico no SBGames 2016. Os prêmios contribuíram para o jogo ser adaptado para o PS4, após parceria com o estúdio Webcore, de São Paulo. No game, o jogador controla Bo e Kikki. É necessário coletar itens. A medida que o jogo anda, os desafios ficam mais avançados e novas funções são desbloqueadas.

Lila’s Tale (Gear VR)

O jogo de realidade virtual foi criado pelo Skullfish Studios, de São Paulo. Ele venceu no Indie Prize de Singapura, em 2017, na categoria de melhor arte. O jogo é de aventura, com elementos de puzzle.

No Heroes Here (PC, Switch, PS4, Xbox One)

No game, cada jogador precisa fazer o necessário para que o castelo não seja invadido. O jogo venceu prêmio de melhor game social no Game Connection America 2017. Ele foi criado pelo estúdio paulista Mad Mimic.

Horizon Chase (Android, iOS, PC, PS4)

O jogo é inspirado em games clássicos dos anos 90, como o Top Gear. Ele ganhou prêmios no BIG Festival e no SBGames. Além disso, apareceu no top 20 do Pocket Awards 2015 e foi indicado entre os melhores da Apple Store. O game foi feito pelo estúdio gaúcho Aquiris, foi criado para Android e iOS e posteriormente ganhou versão para PS4 e PC.

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *