Ibope: Bolsonaro mantém 28% e Haddad sobe para 22%

Nesta segunda-feira (24), o Ibope divulgou nova pesquisa eleitoral para presidente do Brasil. Faltam menos de duas semanas para a votação do primeiro turno.




De acordo com o Ibope, haverá segundo turno disputado entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). O deputado federal tem 28% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de São Paulo tem 22%. Terça-feira passada, 18 de fevereiro, o instituto divulgou pesquisa. Nela, Bolsonaro aparecia com os mesmos 28%. Já Haddad cresceu 3% de lá para cá.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 8% (na pesquisa anterior aparecia com 7%) e Marina Silva aparece com 5% (na pesquisa anterior aparecia com 6%).

Marina Silva está empatada dentro da margem de erro com João Amoêdo (Novo), que tem 3%. Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos) tem 2% das intenções de voto cada um. Guilherme Boulos (PSOL) tem 1%. Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não registraram pontuação.

Foram 12% de brancos e nulos e 6% de eleitores que não sabem ou não responderam em quem irão votar. O Ibope fez a pesquisa com 2.506 eleitores de 178 municípios. A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 23 de setembro.




Confira o resultado da pesquisa:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 5%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 12%
Não sabe/não respondeu: 6%

Rejeição a Bolsonaro cresce

Na pesquisa de rejeição, os eleitores são perguntados sobre quais candidatos não votariam de jeito nenhum. Por haver possibilidade de responder mais de um candidato, a soma das rejeições ultrapassa 100%.

A rejeição a Bolsonaro cresceu de 42% para 46%. A de Haddad cresceu de 29% para 30%. A rejeição a Marina Silva caiu de 26% para 25% e a de Ciro Gomes, de 19% para 18%. A rejeição a Geraldo Alckmin continuou em 20%.

Meirelles, Daciolo, Eymael e Boulos têm 11% de rejeição cada um. Vera Lúcia tem 10% de rejeição e Alvaro Dias, João Amoêdo e João Goulart Filho, 9% cada um.

Ao todo, 2% dos eleitores responderam que poderiam votar em todos e 7% não sabem ou não responderam.

Confira abaixo:

Bolsonaro: 46%
Haddad: 30%
Marina: 25%
Alckmin: 20%
Ciro: 18%
Meirelles: 11%
Cabo Daciolo: 11%
Eymael: 11%
Boulos: 11%
Vera: 10%
Alvaro Dias: 9%
Amoêdo: 9%
João Goulart Filho: 9%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 7%



Segundo Turno

Confira abaixo os diferentes cenários possíveis do segundo turno.

Haddad 43% x 37% Bolsonaro

Ciro 46% x 35% Bolsonaro

Alckmin 41% x 36% Bolsonaro

Bolsonaro 39% x 39% Marina

O nível de confiança da pesquisa Ibope é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e O Estado de S. Paulo.

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *