Início do horário de verão 2018 é adiado




O início do horário de verão foi adiado. Inicialmente, começaria no dia 4 de novembro, após as eleições, cujo primeiro turno acontecerá no dia 7 de outubro e o segundo deve acontecer no dia 21 de outubro.

Como a data 4 de novembro coincide com o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o governo federal atendeu a um pedido do MEC e adiou o início do horário de verão para 18 de novembro. Isso fará com que menos problemas relacionados à aplicação da prova e ao horário de entrada dos candidatos ocorram.

A decisão do presidente Michel Temer será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Horário de verão 2018

O horário de verão, que é adotado no Brasil desde a década de 30, no governo de Getúlio Vargas, tem começado nos meses de outubro desde o ano de 1986, mas o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 adiando o início para novembro para não coincidir com as datas das eleições. A data final do horário especial continua sendo o dia 16 de fevereiro, terceiro domingo de fevereiro de 2019.

Uma curiosidade é que o governo brasileiro adotou o horário nos anos de 1931, 1932 e 1933, e depois somente em dezembro de 1949. Depois disso houve outros anos sem horário de verão, que voltou definitivamente em 1985.

Os seguintes estados adotam o horário de verão: São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Qual o objetivo principal do horário de verão? Os relógios são adiantados em uma hora durante o verão para que a luz do dia possa ser aproveitada por mais tempo, o que ajuda a economizar energia elétrica.

ENEM 2018

Esse ano, as provas do ENEM serão aplicadas em dois domingos: nos dias 4 (13h30 às 19h) e 11 de novembro (13h30 às 18h30). Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13 horas nos dois dias. Lembrando que os horários seguem a hora oficial de Brasília.

Flávia Resende

Escreve sobre quase tudo, principalmente livros, séries, viagens, idiomas, educação, futebol e saúde. Também é redatora e editora na Contentools e na Blasting News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *