Eleições 2018: o que abre e o que fecha?

Neste domingo, 7 de outubro, dia em que acontece o primeiro turno das eleições 2018, o comércio pode abrir ou não. A decisão de abrir ou não é feita por cada estabelecimento.




A decisão sobre abrir ou não é feita pelo proprietário ou pelos sindicatos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o comércio pode abrir, mas as leis devem ser respeitadas com pagamento de salário e horário de fim de semana.

É importante lembrar que quem trabalha durante o domingo não pode ser impedido de votar. O empregador deve organizar os seus funcionários para que todos possam sair em algum momento para dar o seu voto. Se o eleitor for convocado para ser mesário, ele deve ser liberado do trabalho, já que a função é obrigatória. Basta apresentar a convocação feita pela Justiça Eleitoral para o empregador. O dia trabalhado nas eleições 2018 não pode ser descontado no salário.

Em São Paulo, as ruas abertas não funcionarão durante todo o domingo. O trânsito da Avenida Paulista e do Minhocão ficará livre para carros.




Leia também:

Não poderá votar? Saiba como justificar o voto

Qual é a ordem de votação nas urnas?

Quais documentos levar no dia da votação?

Como descobrir a zona e seção eleitoral?

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?

Pode levar cola para a urna?

Saiba como acompanhar a apuração online

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *