Profmat abre 1833 vagas em mestrado profissional gratuito




Estão abertas as inscrições para o  Profmat – Mestrado Profissional gratuito em Matemática, que será ofertado em todo o Brasil. São 1833 vagas divididas em instituições de ensino públicas de diversos estados.

Veja também: Profletras 2018 recebe inscrições para 847 vagas em mestrado profissional gratuito

O Profmat é semipresencial e aceita inscrições de portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área.

Como se inscrever no Profmat

Interessados poderão se inscrever até o dia 17 de setembro de 2018, às 17h, horário oficial de Brasília, pelo site http://www.profmatsbm.org.br. Para se inscrever será necessário informar os seguintes dados:

  1. a) Informar dados pessoais de identificação e de contato;
  2. b) Informar dados da sua formação acadêmica (graduação);
  3. c) Informar dados da sua atuação profissional (docência);
  4. d) Selecionar a instituição associada e o campus dessa instituição, onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso e cursar o Profmat.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 76. Caso haja dúvida ou qualquer dificuldade, o interessado poderá entrar em contato pelo e-mail exame.profmat@sbm.org.br ou pelo telefone (21) 2717-9496, no máximo até o dia 08 de outubro de 2018, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h (horário oficial de Brasília).

A partir de 27 de setembro de 2017 as pessoas inscritas deverão imprimir o protocolo de inscrição na página de internet do Profmat (http://ena.profmat-sbm.org.br), mediante utilização do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha de acesso individual.

Todos os inscritos serão submetidos a uma prova, com 30 questões de múltipla escolha sobre:

    1. a) Proporcionalidade e Porcentagem;
    2. b) Equações do Primeiro Grau;
    3. c) Equações do Segundo Grau;
    4. d) Teorema de Pitágoras;



  1. e) Áreas;
  2. f) Razões Trigonométricas;
  3. g) Métodos de Contagem;
  4. h) Probabilidade;
  5. i) Noções de Estatística;
  6. j) Triângulos: Congruências e Semelhanças.

O exame consistirá numa única prova, realizada no dia 20 de outubro de 2018, com duração máxima de 3 horas.

Mais informações sobre o Profmat podem ser obtidas no edital, disponível no link: http://www.profmat-sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/23/2018/07/EDITAL-N10-ENA-2019.pdf

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *