Tecnologia

Uber disponibiliza dados para ajudar em políticas de mobilidade

Para facilitar ainda mais, o app irá emitir relatórios, consultar dados antigos e até comparar o que acontece em São Paulo com o que ocorre no mesmo dia e horário em outras metrópoles pelo mundo. 




O trânsito intenso é um desafio para gestores públicos e planejadores urbanos, que atuam tentando encontrar alternativas para diminuir a lentidão ou os congestionamentos dos grandes centros e melhorar a mobilidade urbana. Para ajudar nesse trabalho, a Uber lançou uma plataforma chamada de Movement.


Nela, serão disponibilizados os dados das centenas de viagens feitas por carros do aplicativo diariamente. Vai ser possível acessar tempo de duração, região, quilometragem e horário no qual a corrida foi realizada. Tudo isso acessando a Uber Movement.

Para facilitar ainda mais, o app irá emitir relatórios, consultar dados antigos e até comparar o que acontece em São Paulo com o que ocorre no mesmo dia e horário em outras metrópoles pelo mundo.

Essa é a grande inovação do projeto em relação aos demais. Enquanto os outros mostram apenas o tempo real, a ideia da plataforma é traçar um grande histórico do comportamento do trânsito na cidade e não apenas dar a informação em tempo real.

Tudo isso poderá ser usado para identificar os pontos com mais problemas, os horários de maior congestionamento e até como um evento ou um acontecimento específico, como uma grande tempestade, afeta a mobilidade da cidade. Todos esses dados darão base para o gestor, que terá como identificar locais mais problemáticos e até analisar se uma determinada melhoria que foi feita deu o resultado esperado ou não.

São Paulo será a primeira cidade a participar do Uber Movement



A capital paulista será a primeira cidade brasileira a participar da inovação trazida pela empresa e a ter todos os dados lançados no aplicativo. A intenção da empresa é cadastrar os dados de bilhões de viagens realizadas através da Uber na cidade de São Paulo e região, seguindo uma metodologia criada especificamente para isso.

As informações poderão ser consultadas por qualquer pessoa interessada, que terá acesso ao tempo máximo e mínimo, no qual o percurso pode ser feito em determinado dia e horário.


Estarão envolvidos 39 municípios da Grande São Paulo, que totalizarão 517 áreas. Durante a consulta, o usuário terá acesso a mais de 267 mil combinações de trajetos.

Os dados já estão sendo lançados, mas demorará um tempo ainda para que o que aconteceu em 2019 esteja completo no Uber Movement. Depois disso, a empresa pretende manter as informações atualizadas, para que elas possam servir de base para pesquisas e planejamento de políticas de mobilidade.

Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios