EntretenimentoEstilo de Vida e LazerNotíciasRio de JaneiroSudesteViagem e Turismo

Dicas para conhecer o RJ sem sair de casa

Em tempos de isolamento social, conhecer uma cidade sem sair de casa acaba virando uma ótima opção.

O ano de 2020 tem sido para muitos um momento de pausa, reflexão e redirecionamento de rotas. Novos projetos, um financiamento imobiliário e aquela viagem marcada deram lugar às séries preferidas, aos momentos em família e ao home office.

Tudo mudou em 2020, mas o Rio de Janeiro continua lindo! Se agora não é uma boa oportunidade para visitá-lo, ao menos você tem bastante tempo para se programar e conhecer à distância algumas de suas atrações turísticas de forma virtual. Nesse artigo separamos algumas dicas para você descobrir o Rio sem sair de casa. Confira!

Google Street View

Uma das melhores ferramentas para viajar sem sair de casa, o Google Street View trata-se de uma função dentro do Google Maps em que é possível observar imagens em 360 graus de endereços em mais de 100 países do mundo. Basta escrever o endereço (ou uma atração turística) na busca da plataforma e se deslumbrar com paisagens, pontos de interesse ou até mesmo passear pelas ruas do Rio no conforto da sua casa.

Alguns lugares imperdíveis na capital fluminense são os Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón, o Pão de Açúcar, o Parque da Tijuca, o Corcovado, o Maracanã e, claro, o Cristo Redentor que você pode ver clicando no link abaixo!

Cristo Redentor no Google Street View

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã situa-se ao lado da Praça Mauá e foi projetado por Santiago Calatrava, renomado arquiteto espanhol. Inaugurado em 2015, o espaço possui uma premissa interessante que o diferencia dos demais museus.

Enquanto os museus de “primeira geração” preocupam-se em cobrir o passado e os de “segunda geração” evidenciam o nosso presente, o Museu do Amanhã apresenta-se como um museu de “terceira geração”, ou seja, aquele que indaga sobre as possibilidades do futuro da nossa sociedade. O site do museu abriga imagens e conteúdo de suas 5 exposições principais.

Clique aqui para acessar o site

Filmes no Rio de Janeiro

Uma boa forma de conhecer as cores, o cotidiano e a cultura carioca é tendo a oportunidade de assistir obras audiovisuais produzidas ali. É importante ressaltar que o Rio de Janeiro é um dos polos culturais mais famosos do mundo, conhecido por exportar filmes, séries e principalmente telenovelas.

Confira alguns filmes que retratam diferentes realidades da cidade maravilhosa:

  • Ópera do Malandro (1986)
  • Central do Brasil (1998)
  • Oque é isso, companheiro? (1997)
  • Era Uma Vez… (2008)
  • Rio, Eu Te Amo (2014)
  • Cidade de Deus (2002)
  • A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2019)

Museu Nacional

Considerado um dos maiores museus de antropologia e história natural de todas as Américas, o Museu Nacional fica no Palácio de São Cristóvão e foi fundado em 1818 por Dom João VI. O espaço conta com um riquíssimo e vasto acervo de cerca de 20 milhões de itens divididos pelos campos de Geologia, Antropologia Biológica, Arqueologia e Etnologia.

Boa parte da coleção do museu está exposta virtualmente na plataforma Google Arts & Culture. Lá é possível contemplar as peças, ler conteúdos ricos em informação e até mesmo passear pelas salas e corredores do museu.

Tour Virtual – Museu Nacional

Sem sair de casa e preservando a sua saúde, pelo menos agora você já tem boas ideias do que fazer da próxima vez que for ao Rio. Que esse momento de isolamento acabe e você consiga conhecer a cidade pessoalmente!

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios