A partir desta sexta-feira (29), beneficiários do auxílio emergencial podem utilizar o saldo para fazer compras via celular. O benefício foi criado para auxiliar MEIs, trabalhadores informais, autônomos e desempregados durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), a tecnologia está disponível em cerca de 3 milhões de estabelecimentos de todo o Brasil. Com a tecnologia, será possível fazer compra utilizando o saldo do auxílio, bastando posicionar o celular na maquininha do cartão, por meio do QR Code, código que é uma forma de código de barras lido por celulares.
A tecnologia ficou disponível para dispositivos Android nesta sexta (29) e ficará disponível para dispositivos iOS neste sábado (30). De acordo com a Caixa, a ferramenta foi desenvolvida em dez dias.
Como utilizar
A tecnologia deve ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Os beneficiários do auxílio emergencial recebem a segunda parcela na conta poupança digital da Caixa. No aplicativo, escolha a opção “pagar na maquininha”.
A câmera do celular abrirá. Nesse momento, basta apontar a câmera para o QR Code mostrado na maquininha, verificar o valor e confirmar. O recibo será impresso. O beneficiário pode optar por pegar o comprovante ou não, já que o app Caixa Tem armazena cada compra.
A possibilidade de utilizar o saldo do auxílio emergencial por compras via celular foi pensada como uma forma de evitar aglomerações e filas no banco por saques do valor em espécie.
Comentários estão fechados.