Lucro de bancos no Brasil cai mais de 20% no 1º trimestre

Lucro de bancos no Brasil cai mais de 20% no 1º trimestre (Ilustração Pixabay)
Lucro de bancos no Brasil cai mais de 20% no 1º trimestre (Ilustração Pixabay)




Os bancos no Brasil tiveram uma queda de 20% nos lucros, no primeiro semestre de 2016. Esta porcentagem é definida ao comparar os dados atuais com os de 2015 e é considerada o pior resultado desde o 3º trimestre de 2014. Os dados são de um levantamento feito pela provedora de informações financeiras Economatica.

As 12 das instituições de capital aberto que já divulgaram os ganhos de 2016 somaram R$ 13,17 bilhões de lucro. O número é 21,71% menor na comparação com o 1º trimestre de 2015 e 7,6% inferior ao 4º trimestre do ano passado.

O levantamento feito considera os lucros obtidos pelos seguintes bancos: Banco do Brasil, Itaú Unibanco,Bradesco, Santander, ABC Brasil, Banco Pan, Banestes, Banrisul, Baycoval, Finansinos, Parana e Pine.

A maior queda foi registrada pelo Banco do Brasil, com 59,5%, para R$ 2,3 bilhões. Já o Itau teve queda de 9,5% e o Bradesco de 5,3%.

Em meio à contração do crédito e ao aumento da inadimplência e das provisões feitas para perdas com calotes, o lucro dos bancos nos 3 primeiros meses do ano foi o menor dos últimos 6 trimestres. Trata-se também da segundo queda trimestral consecutiva. Veja gráfico ao lado

O levantamento feito não inclui a Caixa Federal, pois ela não tem ações na Bovespa. Este banco teve queda nos lucros de 45,9% no primeiro trimestre de 2016.

Mesmo com a diminuição nos lucros de bancos eles ainda lideram os ganhos entre as empresas de capital aberto.

Em 2015 a rentabilidade dos bancos cresceu. Parte disse se deve a alta dos juros, que bancos subiram 14,4 pontos percentuais, para 63,7% ao ano, em empréstimos feitos para pessoas físicas, incluindo o empréstimo para aprosentados. A alta em relação ao aumento da taxa básica da economia, fixada pelo Banco Central, foi de mais de cinco vezes.

Comentários estão fechados.