Michel Temer, presidente interino, está recebendo conselhos de sua equipe para afastar temporariamente o ministro do Planejamento Romero Jucá após gravação ser divulgada. A equipe considera essa a melhor saída; na gravação, Jucá sugere “pacto” para deter a Operação Lava Jato.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a tendência é que Jucá dê entrevista para a imprensa e peça afastamento do governo para se defender. Isso deve acontecer ainda hoje. A única chance dele continuar no cargo é se suas explicações forem capazes de afastar qualquer crise no governo, mas isso é considerado difícil por sua equipe.
Também para a Folha de S. Paulo, Temer afirmou que tomará decisão entre hoje e amanhã. Ele aproveitou para reafirmar seu “compromisso com as investigações da Operação Lava Jato, que fez um bem ao país” e disse que, se “houver embaraços pela frente, eles serão retirados”.
Temer disse ainda que ficou “estabelecido que ele [Jucá] vai dar as explicações” e que será avaliado “avaliar hoje à noite, amanhã de manhã” o que será feito. A ideia de Temer é dar espaço para Jucá se explicar.
Para governistas e aliados de Temer, o episódio “passar uma péssima imagem de partida” de sua gestão e afeta o seu discurso de que deixará a Lava Jato transcorrer normalmente.
Comentários estão fechados.