Cartão Mastercard vai ser aceito em pagamento no transporte público
Algumas cidades do Brasil vão poder utilizar cartões de crédito, débito e pré-pago Mastercard no transporte público. O pagamento poderá ser feito diretamente na catraca. A companhia americana fez parceria com empresas de bilhetagem e operadoras de transporte.
O projeto piloto vai permitir que passageiros paguem por aproximação. Cartões registrados em carteiras digitais também poderão ser utilizados.
Em outubro aconteceu a primeira fase do projeto. Foi avaliada a tecnologia dos equipamentos validadores e processos de pagamento em São Paulo e Rio de Janeiro. Em SP, isso aconteceu em 10 ônibus da linha 376 – Diadema/Berrini. No Rio, na linha Vermelha e principais estações da linha Deodoro. Em Curitiba o piloto está previsto para este mês nos ônibus da região metropolitana.
A empresa espera concluir os estudos até dezembro de 2017 e habilitar o serviço para ônibus, metrô e trem nas principais capitais do Brasil.
De acordo com estudos da companhia, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões por ano. Do total, o uso de dinheiro físico é estimado em 30%.
O objetivo da nova tecnologia é evitar filas em bilheterias e em aparelhos de recarga. O pagamento via cartão de crédito é feito com a tecnologia “contactless”, sem contato, bastando apenas aproximar o cartão da máquina. O sistema foi desenvolvido pela Autopass, que já gerencia o cartão de pagamento de transporte intermunicipal BOM.
Para usar a máquina, o cartão deve ter a tecnologia específica contactless.
Comentários estão fechados.