Temer critica ocupações e ironiza estudantes: ‘Você sabe o que é uma PEC?’




O presidente Michel Temer criticou as ocupações de escolas públicas nesta terça-feira (08). As ocupações são contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio. O evento que o presidente discursou é promovido pela Confederação Nacional da Indústria e pelo jornal Valor Econômico.

“Nós precisamos aprender no país a respeitar as instituições, e o que menos se faz hoje é respeitar as instituições. Isso cria problemas e o direito existe exatamente para regular as relações sociais. Hoje, ao invés do argumento intelectual e verbal, usa-se o argumento físico. Vai e ocupa não sei o quê e bota pneu velho em estrada para impedir trânsito”, disse o presidente.

O presidente também ironizou o desconhecimento sobre a PEC 241. “[Pergunto] você sabe o que é uma PEC [Proposta de Emenda Constitucional]? É uma Proposta de Ensino Comercial. Estou dando um exemplo geral de que as pessoas debatem sem discutir ou ler o texto”, afirmou.

As ocupações fizeram o Enem remarcar as datas das provas para mais de 240 mil estudantes. De acordo com a UNE, União Nacional dos Estudantes, 171 universidades estão ocupadas. De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, 1.200 escolas e institutos federais estavam ocupados.

Esta não foi a primeira vez que Temer ironizou as ocupações. Em outubro, em evento no Palácio do Planalto, ele sugeriu que os empresários presentes oferecessem emprego a manifestantes do lado de fora.

Comentários estão fechados.