Como se preparar para a maior Superlua em quase 70 anos




A Lua vai estar mais perto que o normal da Terra em breve. Ela não ficava tão perto há algumas décadas. No dia 14 de novembro será possível ver a maior Superlua em quase 70 anos.

De acordo com astrônomos, as superluas são resultado de uma “casualidade”. Elas acontecem quando a Lua Cheia coincide com o ponto do trajeto onde etá mais próximo da Terra e ela parece ser muito grande.

No dia 14 de novembro, a Lua estará 48,2 mil quilômetros mais perto da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu, que é o ponto mais distante da órbita. Ela não chegava tão perto desde 1948 e isso pode não acontecer novamente até 2034.

Qual é a melhor forma de ver uma Superlua?

A melhor forma é longe de grandes cidades, da iluminação artificial forte, em locais abertos e tranquilos. Elas sempre parecem maiores quando aparecem no horizonte, assim como a Lua Cheia. Elas são 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, mas ficam ainda mais impressionantes vistas na linha do horizonte, e não altas, no céu.

O motivo para elas ficarem mais surpreendentes na linha do horizonte não é ilusão de ótica. Isso é resultado de efeito ótico que não é totalmente compreendido por astrônomos e nem por psicólogos.

Comentários estão fechados.