É possível deliciar pratos juninos sem sair da dieta; confira dicas

0

Bolo de milho, pé-de-moleque, canjica, pamonha… pratos juninos são saborosas, mas também muito calóricos. Em julho ainda é possível aproveitar algumas festas juninas – ou preparar iguarias em casa -, então confira dicas sobre como se deliciar com tudo o que o São João tem a oferecer quando o assunto é gastronomia sem que isso pese na balança.




O milho é seu aliado

O milho pode ser um bom aliado da dieta durante o São João, mas nada de exagero! É possível degustar o próprio milho sem culpa, porque ele é rico em vitamina A, fibras, magnésio e cálcio. Isso tudo faz com que ele sacie a fome e seja bom para imunidade e os cabelos. Ele também é rico em zeaxantina e luteína, substâncias que protegem a visão. Mas para não ter culpa na hora de consumi-lo, é importante ingerir com pouco sal e sem manteiga.

Mas nem tudo com milho está liberado!

O milho está liberado, mas nem tudo que leva o ingrediente em sua composição segue a mesma linha. Doce de milho, mingau de milho, broa de fubá e pamonha são alguns exemplos de alimentos feitos com o ingrediente que possuem mais gordura, açúcar e farinha. Então, consuma, mas com moderação. Ao consumir muito açúcar, o corpo pode liberar muita insulina, que faz com que os alimentos se transforme em gordura rapidamente.



Outros alimentos

A pipoca também pode ser consumida, pois é rica em fibras e amido resistente, que protege o intestino. Mas, claro, a pipoca deve ser preparada da maneira mais light possível. Os caldos ajudam a aquecer do frio e saciar a fome. Prefira os caldos feitos com leguminosas, como feijão, ou legumes como mandioca e batata. A atenção deve ser voltada aos acompanhamentos. Nada de bacon ou torresmo, e evite também o queijo parmesão ralado e o pão francês.
O amendoim, em tese, faz bem à saúde, pois é rico em gorduras saudáveis, vitaminas e é anti-inflamatório. O problema está no açúcar, que é bastante usado em receitas da época, como na paçoca, doce de amendoim e cocada. Se puder, evite. Se não, coma com moderação.
A canjica, outro prato clássico do São João, deve ser consumida com muita moderação. Ela é feita com amendoim, coco e é muito calórica. Mas, é claro, você pode fazer algumas substituições para deixar a receita mais leve e ainda assim saborosa. Substitua o leite comum pelo leite vegetal de amêndoa ou arroz e opte pelo adoçante culinário. E mande ver na canela, que diminui o impacto da glicose no corpo.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.