Reduzir gordura na dieta é mais eficaz do que reduzir carboidrato, diz estudo

0

Dietas que restringem o consumo de carboidratos são cada vez mais comuns. Mas enquanto a maioria das pessoas foca em diminuir (ou eliminar) o consumo de alimentos como pães e massas, um estudo indica que é mais eficaz diminuir o consumo de gordura. O estudo foi publicado na revista Cell Metabolism e financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.




Os pesquisadores afirmam que essa foi a informação científica mais precisa até hoje que comparou os resultados de cortar os dois tipos de alimento do dia a dia. O estudo foi realizado ao longo de anos e construiu modelo que mostra o quanto o consumo de diferentes nutrientes afetam a variação de peso corporal.

A conclusão foi que dietas com pouca gordura resultam em maiores perdas totais de gordura corporal. Para chegar a essa conclusão, 19 voluntários foram confinados por duas semanas. No primeiro período, ingeriram dieta com redução de carboidrato e, no segundo, com redução do outro componente.

“Eu queria testar rigorosamente a teoria de que a restrição de carboidrato é particularmente efetiva para perder gordura corporal, já que esta ideia tem influenciado a decisão de muitas pessoas sobre suas dietas”, disse o médico Kevin Hall. “Existe uma linha que acredita que todas as calorias são exatamente iguais quando se trata de perda de gordura corporal e há outra linha que acredita que as calorias do carboidrato são particularmente ‘engordativas’, então cortar essas calorias deveria levar a uma maior perda de gordura corporal”, afirmou.

“Nossos resultados mostraram que, na verdade, nem todas as calorias são iguais quando se trata de perda de gordura corporal, mas em longo prazo, são bem parecidas”.

No fim do estudo, ele concluiu que a melhor dieta é a que o indivíduo consegue se comprometer. Para o futuro, ele deseja ajudar no entendimento do motivo das pessoas responderem de maneira tão diferente aos diferentes tipos de dieta.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.