Quais alimentos incluir na dieta para ganhar músculos?
O ganho de músculos geralmente é atribuído à prática de exercícios físicos. Mas você sabia que uma alimentação correta é tão importante quanto a série de ginástica aeróbica ou musculação? Ingerir com frequência alimentos ricos em proteína ajuda a reparar os tecidos danificados após atividade física, enquanto alimentos ricos em carboidratos fornece energia para o treino.
Uma dieta com carboidratos complexos e proteínas magras ajuda na hipertrofia muscular. E a gordura boa também é importante para manter as taxas hormonais dentro do normal para facilitar o ganho de músculo. E você está se alimentando bem e treinando bem mas sente dificuldade em aumentar a massa magra, além de sentir falta de disposição no dia a dia? Pode ser carência de vitaminas e minerais.
Ou seja, a alimentação deve ser completa e abranger todos os tipos alimentares. O ideal é que o plano alimentar seja individual e desenvolvido por um profissional. E para conseguir o resultado final, tudo conta: alimentação, treino adequado e bom descanso.
Veja abaixo uma lista com os alimentos que não devem faltar em seu cardápio para ganhar e manter a massa magra:
Ovo
Os ovos são ricos em proteína boa, minerais, vitaminas e gorduras saudável. A abulmina presente na clara do ovo é proteína de alto valor biológico e auxilia a recuperação de tecidos após exercício físico.
Batata doce
Rica em carboidrato bom, que favorece a digestão lenta e geração de energia por mais tempo. A batata doce repõe a energia e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Esse carboidrato é importante como fonte de energia para executar atividades físicas.
Azeite de oliva
O azeite de oliva faz parte das gorduras saudáveis, produz energia e ajuda a regular os hormônios. A gordura monoinsaturada do azeite inibe a perda de massa muscular decorrente de lesões. E apesar de ser calórico, regar o prato com azeite aumenta a queima de calorias em repouso.
Frango
O frango também faz sucesso no cardápio de atletas. Esse alimento é rico em aminoácidos essenciais, que ajuda na construção muscular e é melhor do que a carne vermelha. As carnes têm grande quantidade de gordura saturada (ou a “gordura ruim”), mas o frango tem uma quantidade menor dessa gordura, principalmente na região do peito.
Frutas
Frutas são fontes naturais de vitaminas, minerais e carboidratos. A banana oferece energia, melhora o desempenho nas atividades físicas e preserva a massa magra. O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados, são de fácil digestão, anti-inflamatórios e antioxidantes.