Blog Vigilantes da Causa Magra lista os benefícios de dez ervas para cultivar em casa
Quem gosta de cozinhar e/ou busca uma vida mais saudável certamente já teve vontade de criar sua própria horta em casa. Os pratos ficam muito mais saborosos com a adição de ingredientes frescos, além de ser uma opção mais saudável. Sem contar que é muito mais econômico do que comprar hortaliças constantemente no supermercado.
O blog Vigilantes da Causa Magra divulgou uma lista com os benefícios de cultivar 10 ervas em casa. Confira abaixo.
Alecrim
O alecrim protege o fígado, tem propriedade antisséptica, anti-inflamatória e ainda protege o fígado. Ele também ameniza a tensão pré-menstrual e ajuda a combater a depressão. Ele pode ser ingerido como chá, como complemento em sopas, molhos ou para dar mais sabor para carnes.
Tomilho
O tomilho ajuda a combater doenças do aparelho respiratório, evita envelhecimento precoce, atua como antisséptico e é antioxidante. Ele pode ser usado para dar mais sabor para pratos com carnes e feijão.
Manjericão
O manjericão pode ser usado para dar mais sabor às massas ou em sopas de legumes, com carnes, peixes, frangos etc. Ele é antioxidante e anti-inflamatório e melhora o fluxo sanguíneo.
Hortelã
A hortelã tem diversos usos. Ela é utilizada para o preparo de sucos, chás, com cordeiro, berinjela, batata, feijão, entre outros. A hortelã é antioxidante, ajuda na digestão, previne problemas bucais, é analgésico, aromatizante e estimulante.
Orégano
Mais uma erva com ação antibacteriana, antioxidante e anti-inflamatória. Ele ajuda a combater a bactéria Helicobacter Pylori, uma das responsáveis por úlceras duodenal e gástrica. Hortelã pode ser usado em carnes, ensopados e molhos.
Salsinha
A salsinha é indicada para combater cólicas menstruais, infecções urinárias e problemas renais. Ela é anti-inflamatória, antioxidante e tem ação digestiva. Use para sopas, massas, legumes, assados, frango e carne.
Camomila
A camomila é mais utilizada em chás, mas também pode ser usado para produtos cosméticos. A camomila é antialérgica, sedativa, antiespasmódica, analgésica, antidiarreica, diurética e calmante.
Capim-limão
O capim-limão pode ser usado em aves, chás e salada de frutas. É antidepressivo, antitérmica, antibacteriana, antianêmica e estimula as funções digestivas.
Capuchinha
Reforça o sistema imunológico e tem ação digestiva, diurética, antibacteriana e antisséptica. Pode ser usada em sucos, chás, saladas e temperos em geral.
Sálvia
A sálvia pode ser usada em conservas, assados e carnes. Previne a queda capilar, melhora o trânsito intestinal, é antioxidante, diurética, antisséptica e hipoglicêmica.