Mestre do Sabor: veja quais são as etapas da competição

Acontece hoje (10) a estreia do programa Mestre do Sabor, um reality culinário da TV Globo. A atração vai ao ar semanalmente, sempre às quintas, após a novela das nove.




O programa tem o comando de Claude Troisgros e Batista. Na primeira fase os chefs profissionais participam do ‘Prato de entrada’, na tentativa de conquistar uma das  24 vagas do programa.

A decisão de quem fica e quem sai do Mestre do Sabor será dos mestres Kátia Barbosa, José Avillez e Leo Paixão. Cada um deles vai precisar montar um time com oito participantes. Para que possam fazer a escolha, vão fazer degustação às cegas.

Masterchef: A Revanche começará com duelos e terá prova de 24 horas

“A gastronomia caiu no gosto do brasileiro. Primeiro porque o Brasil é um país imenso e muito jovem, e a sua gastronomia é tão jovem quanto essa percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso Brasil, seus sabores, ingredientes e hábitos alimentares completamente diverso. Isso nos leva à compreensão de quem somos enquanto país”, explica Kátia.

José Avillez, Batista, Claude Troisgros, Kátia Barbosa e Leo Paixão. Crédito: Globo/Victor Pollak
José Avillez, Batista, Claude Troisgros, Kátia Barbosa e Leo Paixão.
Crédito: Globo/Victor Pollak

Conheça as etapas do Mestre do Sabor

Prato de entrada: hora de provar os pratos às cegas para escolher 8 participantes para cada um dos três times.

Na pressão: dividida em duas etapas




A primeira é o “Menu Confiança”, quando os três times cozinham um menu completo. Dessa vez, cada mestre orienta seus cozinheiros e quem avalia e elege o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. O time que levar o voto de Claude está imune da segunda prova.

A segunda etapa é chamada de “Batalha dos Cucas”. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.

Duelos

Os cozinheiros vão cozinhar em duplas e disputam a preferência dos mestres. O melhor cozinheiro de cada duelo segue na competição.

Na balança

Também é dividida em duas etapas.  Na primeira, os chefs cozinham um prato e José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegem, cada um, seu preferido. Os chefs responsáveis pelos pratos eleitos são classificados para a semifinal.



Os demais cozinham individualmente em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem os melhores pratos e colocam mais três chefs na semifinal.

Semifinal

Também é dividida em duas partes. Os seis chefs nesta etapa cozinham seu melhor prato. Desta vez, Claude volta ao papel de avaliador. Ele degusta todos os pratos e coloca dois participantes na final. Em uma segunda rodada individual, os mestres assumem o posto de avaliadores e elegem outros dois competidores para seguir adiante. A fase termina com quatro finalistas.

Final e prêmio

A fase tem duas etapas e definirá, ao vivo, o grande campeão. O ‘Mestre do Sabor’ leva para casa um prêmio de R$ 250 mil.

O programa Mestre do Sabor é um formato original Globo e vai ao ar às quintas-feiras, logo após ‘A Dona do Pedaço’, por volta de 22h25.

Comentários estão fechados.