Quais ferramentas auxiliam no planejamento econômico do seu financiamento?

0

Antes de fazer um financiamento, é preciso pensar em todos os detalhes. Esse tipo de operação envolve muitos custos, é uma dívida grande e longa, e vai influenciar o seu orçamento mensal. Existem diversas ferramentas como simulador de financiamento, que podem ajudar no planejamento de curto e médio prazo.

Com essas ferramentas fica muito mais fácil calcular todos os custos de um financiamento, se planejar para conseguir alcançar a entrada desejada e arcar com as outras taxas incluídas no financiamento e as parcelas mensais.

Confira nossa lista com as principais ferramentas online do mercado para lhe ajudar a planejar um financiamento:

Simulador de financiamento Melhor Taxa

O Simulador de financiamento Melhor Taxa é uma ferramenta excelente para quem precisa saber o CET (custo efetivo total) de um financiamento e ter uma noção sobre o valor das parcelas futuras da transação.

Basta preencher a tabela com algumas informações como: valor do imóvel, valor a ser financiamento, tipo de prestação — fixa ou variável —, taxa efetiva anual e mensal, tipo de amortização e prazo.

Com isso, o usuário pode clicar em “simular” e receber todas as informações sobre o valor total do financiamento e valor estimado de cada prestação.

KCalc Juros

Esse aplicativo está disponível para Android e funciona de uma maneira simples. Basicamente, ele apresenta os mesmos campos comuns a simuladores, a diferença é que para obter a informação que deseja, é preciso deixar o campo correspondente a ela em branco.

Assim, você pode preencher as lacunas e deixar em branco o que quer saber sobre o financiamento e clicar em “calcular”. Você receberá todas as informações sobre os dados não preenchidos na simulação.

Calculadora do Cidadão

A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta do Banco do Brasil. O serviço está disponível em forma de aplicativo para Android e iPhone. Além de calcular financiamentos, o app também determina o rendimento de aplicações, faz correções de valores, entre outras operações.

Para verificar os custos de um financiamento, basta entrar no aplicativo e clicar em “financiamento”. Depois, basta preencher os seguintes campos: valor financiado, quantidade de meses e taxa de juros mensal.

Com essas informações, o aplicativo gera o valor das parcelas e mostra logo abaixo o CET total da operação e montante de juros embutido no financiamento.

Simulador de Valor de Parcela Máxima Melhor Taxa

Essa é uma excelente ferramenta para identificar o valor máximo de parcelas permitido por lei, referente a sua renda líquida mensal. Pela regulamentação brasileira, o valor das parcelas de um financiamento não pode ultrapassar 30% da renda mensal do consumidor.

Esta é uma forma de diminuir os riscos da operação tanto para o consumidor quanto para as instituições financeiras. Comprometer apenas 30% do orçamento é o valor limite e seguro para garantir que as parcelas poderão ser pagas com tranquilidade.

Isso também pode indicar uma possível necessidade de aumentar o prazo de pagamento do financiamento para encaixar as parcelas em seu orçamento.

Para simular, basta preencher o campo “renda líquida mensal” e clicar em “simular”. O serviço gera resultados de parcelas com as fatias de 15%, 20%, 25% e 30% da sua renda mensal.

Simular Financiamento

Esse aplicativo está disponível para Android e permite a simulação de financiamento para imóveis e veículos. Para fazer uma simulação, basta preencher os campos: valor do imóvel, valor de entrada, prazo em meses e taxa de juros anual, e clicar em “simular”.

O serviço utiliza o Sistema de Amortização Constante (SAC) para simular os financiamentos. Os resultados mostram os valores da primeira e da última prestação, o total gasto com juros e o valor total do financiamento (CET).

Simuladores Caixa e BB

A maioria dos financiamentos imobiliários no Brasil são feitos pelo Banco do Brasil ou pela Caixa Econômica Federal, os dois principais bancos públicos do país. E isso acontece, porque eles têm taxas de juros competitivas e são bastante vantajosos quando o assunto é financiamento.

E como muitos brasileiros são clientes de um desses bancos, usar seus simuladores é uma excelente maneira de avaliar os custos de um financiamento. Geralmente, correntistas do banco possuem mais vantagens ao realizar um financiamento.

Os simuladores estão disponíveis na parte de habitação dos sites. No caso do Banco do Brasil, o cliente também pode acessar o simulador através do aplicativo do banco em seu smartphone.

Com informações simples, é possível saber o valor das prestações, o valor necessário para entrada e as taxas de juros aplicadas no financiamento através desses bancos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.