Coronavírus: Ministério da Saúde não dará novas orientações sobre uso da cloroquina 

0

Élcio Franco, secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, deu entrevista em coletiva nesta terça-feira (02). Ele afirmou que o Ministério da Saúde não irá dar novas orientações sobre o uso de cloroquina para quem está com coronavírus.




“Estão fazendo estudos, mas ainda não há evidências que justifiquem a elaboração de uma orientação como foi para o tratamento precoce e medicamentoso, usando, dentre outros medicamentos, a cloroquina e hidroxocloroquina”, disse o secretário-executivo adjunto da pasta. “Até o momento não há essa intenção de elaborar uma orientação nesse sentido”.

Em maio, o Ministério da Saúde publicou protocolo para aplicação da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes em todos os casos de Covid-19, incluindo os pacientes com sintomas leves.

A cloroquina não tem eficácia comprovada até agora. O medicamento foi utilizado no tratamento do novo coronavírus no início da pandemia no Brasil e outros lugares do mundo, sob supervisão médica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda o uso da cloroquina. Recentemente, países como a França suspenderam sua aplicação por causa de resultados de novos estudos que não comprovam sua eficácia.

Na manhã desta terça-feira (02), em conversa com apoiadores, Bolsonaro defendeu o uso do medicamento e disse que quem critica o medicamento tem que apresentar alternativas.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.