Capes abre 75 mil vagas em cursos virtuais gratuitos

0

Estão abertas as inscrições para cursos virtuais gratuitos oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A oportunidade é ofertada  em parceria com o Ministério da Educação (MEC).




Embrapa e A.B.E.L.H.A. oferecem curso online gratuito de criação de abelhas sem ferrão

ONU e Petrobras oferecem curso online gratuito

São 75 mil vagas divididas em três cursos virtuais gratuitos com duração de 60 horas cada. As oportunidades oferecidas pela Capes são os cursos virtuais gratuitos de:

  • Português;
  • Matemática;
  • Tecnologias da informação e comunicação.

As pessoas cadastradas nos cursos virtuais gratuitos da Capes que concluírem o estudo vão receber um certificado emitido pela Capes com a carga horária cumprida.

Inscrições para os cursos virtuais gratuitos da Capes

Interessados podem se inscrever até o dia 24 de julho (prorrogado) pelo site http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/capes. O interessado deve clicar em cima do nome do curso pretendido e digitar o login e senha. Caso ainda não tenha se cadastrado no site, basta clicar em ‘cadastre-se”.



Curso de matemática

Curso de extensão composto por nove minicursos:

  • Minicurso I: Conjuntos Numéricos

Apresenta histórico, discute sobre conjuntos numéricos e suas propriedades, como a união, interseção e subtração de conjuntos e subconjuntos. Utiliza-se o Diagrama de Venn na resolução de problemas de raciocínio lógico. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso.

  • Minicurso II: Operações com números naturais

Apresenta histórico, analisa as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão deste conjunto. Apresenta resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso.

  • Minicurso III: ​ ​Operações com números inteiros​

Apresenta histórico, analisa as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão deste conjunto. Apresenta resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso.

  • Minicurso IV: Operações com números racionais/fracionários

Apresenta histórico, analisa as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão deste subconjunto. Apresenta a resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso.

  • Minicurso V: Operações com números racionais/decimais

Apresenta histórico, analisa as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão deste subconjunto. Apresenta resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autoavaliativa ao final do minicurso.

  • Minicurso VI: Potenciação e Radiciação

Apresenta histórico do conceito de potência, radiciação e notação científica. Discute sobre as propriedades da potenciação, radiciação e da notação científica. Apresenta resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso.

  • Minicurso VII: Expressões

Apresenta histórico da álgebra, diferenciando expressões numéricas e algébricas e caracterizando os polinômios. Também discute-se sobre produtos notáveis. Apresenta resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso.

  • Minicurso VIII: Equações

Desenvolve sobre os conceitos e propriedades das equações. Analisa equações de primeiro e segundo grau. Apresenta resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso.


  • Minicurso IX: Funções

Apresenta histórico do conceito de função e as condições para diferenciar relação e função. Esclarece sobre especificidades das funções lineares e quadráticas. Apresenta resolução de exercícios. Revisa conteúdos e propõe atividade autocorrigível ao final do minicurso

Curso online de português

Os minicursos de Português estão estruturados da seguinte forma:

  • Minicurso I – A língua portuguesa, os textos e seus contexto:

– Introdução

– O texto o que é e para que serve

– O texto na situação e a situação no texto

– Adequação de registro ou variedade linguística

– Planejamento textual: etapas e técnicas para elaborá-lo

– A reformulação do texto: Um trabalho de artesão

  • Minicurso II – A língua portuguesa e a organização dos textos

– Estratégias de polidez na interação linguística

– Coerência textual: sentido global do texto

– Principais fatores envolvidos no estabelecimento da coerência textual

– A função dos conectivos na construção do texto

– A função dos nomes na construção do texto

  • Minicurso III – A língua portuguesa, as relações entre termos na frase e a constituição de gêneros e tipos textuais

– Introdução

– Concordância nominal e verbal

– Regência nominal e verbal

– Descrever, narrar, expor e argumentar

– Gêneros textuais: formas de ação linguística

  • Minicurso IV – A língua portuguesa e a norma padrão

– Principais regras de uso da vírgula

Emprego do ponto e vírgula, dos dois-pontos, do parêntese e do travessão

– Importância do domínio da ortografia para a produção de textos

– Síntese das normas do novo acordo ortográfico

  • Minicurso V – A língua portuguesa e a expressão nos textos acadêmico-científicos: estratégias básicas

– Introdução

– Tipos e gêneros de texto acadêmico-científico

– Técnicas usadas na elaboração de um resumo

– Técnicas usadas na elaboração de resenha, citações e referências bibliográficas

  • Minicurso VI – A língua portuguesa e a expressão nos textos acadêmico-científicos: Aprofundamentos

– Impessoalidade: estruturas gramaticais para a produção de textos acadêmicos

– Conectivos que também são pronomes (pronomes relativos)




– Conectivos que também são conjunções

Tecnologias da informação e comunicação

Os minicursos de TICs estão estruturados da seguinte forma:

  • Minicurso I: O estudante de EaD: como se organizar para os estudos em ambiente virtual de aprendizagem

Apresenta de forma bastante prática, informações, orientações e dicas para que as pessoas interessadas nessa temática possam planejar, organizar e realizar seus estudos a distância. Também apresenta e discute sobre ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), com destaque para as principais ferramentas de interação e comunicação e traça, ainda, alguns comentários a respeito de conceitos básicos de virtual, internet, redes sociais, netiqueta e Marco Civil.

  • Minicurso II: Sociedade em

    rede

Aborda sobre o desenvolvimento de técnicas e de canais de comunicação e interação que viabilizaram e viabilizam a interação entre povos de diferentes épocas (da Pré-história aos dias atuais), possibilitando a circulação e o compartilhamento de experiências, informações e conhecimentos, ao longo dos tempos, de forma cada vez mais abrangente e acelerada. Por fim, focaliza o uso de dispositivos móveis digitais e a conexão sem fio à internet para a aprendizagem e a construção de conhecimento.

  • Minicurso III: Educação a Distância

Aborda desde um breve histórico e evolução da Educação a Distância, passando por conceitos básicos, características e dinâmica dessa modalidade de ensino, discutindo um pouco a respeito do perfil do estudante de ensino a distância.

  • Minicurso IV: Mídias na educação

Focaliza, em especial, dois aspectos das mídias considerados relevantes no processo de apreensão de novos saberes:

  1. mídia: recurso midiático, ou seja, ferramenta;
  2. mídia: produção digital, conteúdo que provoca estímulos sensoriais e como esses estímulos podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

Para favorecer a compreensão e também a utilização de alguns recursos midiáticos, nesse minicurso foram disponibilizados alguns sistemas, aplicativos e serviços com respectivos tutoriais para serem executados e descoberta a melhor forma de utilizá-los na produção de diferentes atividades intelectuais.


  • Minicurso V: Evolução tecnológica: computadores e dispositivos móveis

Discute desde a história da contagem, passando pelos primeiros experimentos de lógica de programação até chegar às tecnologias atuais, a exemplo da nanotecnologia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.