Aulas presenciais em São Paulo são adiadas para 7 de outubro; entenda como será

0

Nesta sexta-feira (07), o governador de São Paulo João Doria anunciou que a reabertura de escolas públicas e privadas no estado seria adiada mais uma vez. A reabertura agora será no dia 7 de outubro. A medida vale para escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino superior. A data de reabertura era dia 8 de setembro. O adiamento aconteceu por recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus.




Agora, escolas públicas e privadas em região que está na fase amarela do plano de flexibilização poderão antecipar a reabertura a partir de 8 de setembro para atividades esportivas, tutoria e reforço escolar. Os alunos só poderão participar dessas atividades com autorização dos pais. Profissionais e estudantes que fazem parte do grupo de risco devem participar apenas de atividades remotas.

Cada município poderá determinar as regras de abertura a partir do dia 7 de outubro. Para que a reabertura de aulas presenciais aconteça no dia 7 de outubro, é necessário que nos primeiros quatorze dias 80% da população de São Paulo esteja na fase amarela no plano de flexibilização e nos outro quatorze dias, 100%. Atualmente, 86% da população paulista está nessa fase.

As escolas que optarem por reabrir já em 8 de setembro terão que respeitar algumas regras, como receber até 35% da capacidade de alunos da educação infantil e fundamental e anos iniciais, até 20% da capacidade de alunos do ensino médio e anos finais, manter distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes. No caso de educação infantil e creches, não há como essa distância ser mantida.

Reabertura das escolas de São Paulo no dia 7 de outubro

Já no dia 7 de outubro, a reabertura acontecerá durante três fases. Na primeira, apenas 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar a escola a cada dia. A Secretaria do estado ainda não divulgou como o rodízio de alunos será organizado.

Na segunda fase, até 70% dos alunos de cada classe poderão frequentar a escola a cada dia. Na terceira e última fase, 100% dos alunos poderão retornar às salas de aula.

Quem volta no dia 8 de setembro?

Para reabrir já a partir do dia 8 de setembro, a escola deve cumprir a alguns requisitos. A região da escola precisa estar a 28 dias seguidos na fase amarela do Plano São Paulo e cada escola tem opção de retornar mediante escuta de sua comunidade.




O distanciamento de 1,5m deve ser mentido e o horário de entrada e saída das escolas devem ser organizados para evitar aglomeração. Campeonatos esportivos, seminários, feiras, palestras e comemorações continuam proibidas. O horário de intervalo deve ser feito com revezamento entre as turmas.

Por fim, banheiros, lavatórios e vestiários devem ser higienizados a cada três horas, o uso de máscara segue obrigatório e o bebedouro é proibido. Os alunos devem ter seus copos ou garrafas individuais. Os ambientes devem prezar pela ventilação, deixando janelas e portas abertas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.