Convênios de saúde têm de cobrir teste sorológico da covid-19

0




A partir desta sexta-feira (14), os convênios de saúde têm de cobrir teste sorológico do coronavírus. A decisão foi tomada pela diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar na última quinta-feira (13). O teste é feito para detectar presente de anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, que são produzidos pelo corpo após a exposição ao vírus.

Segundo a agência, “passa a ser de cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, conforme solicitação do médico assistente”.

“A decisão da Diretoria Colegiada, nesta quinta-feira (13/08), foi tomada após a ANS concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade”, informou a ANS depois da decisão”, continuou.

Em julho, a ANS havia derrubado na Justiça a decisão limitar que obrigada que os planos de saúde oferecessem o teste. Na ocasião, o argumento foi de que não era possível fazer uso de testes, paulatina e seguramente, como auxílio no mapeamento de brasileiros infectados pelo novo coronavírus.

O teste sorológico é indicado para quem apresentou sintomas da covid-19 há mais de dez dias, tempo necessário para o organismo produzir anticorpos e ser detectado pelo exame.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.