Jovens saudáveis podem ser vacinados contra o coronavírus só em 2022

0

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), jovens saudáveis podem ter de esperar até 2022 para tomar a vacina contra o coronavírus. A declaração foi dada por Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS.




Segundo Swaminathan, idosos, profissionais da saúde e trabalhadores que lidam com o público mais suscetível a contrair o vírus devem ser os primeiros a receberem a vacina, quando ela estiver disponível. “A maioria das pessoas concorda que [a vacinação] deve começar com profissionais de saúde e trabalhadores da linha de frente, mas é preciso definir quais deles estão em maior risco”, afirmou ela.

“Haverá muitas orientações saindo, mas acho que uma pessoa comum, um jovem saudável, pode ter que esperar até 2022 para receber a vacina”, continuou. Swaminathan também afirmou que a expectativa é de que a vacina contra o coronavírus esteja disponível em 2021, em “quantidades limitadas”. Por causa disso, os países podem dar prioridade aos habitantes mais expostos e vulneráveis.

CoronaVac

Nesta terça-feira (20), o governo anunciou durante reunião com governadores que irá comprar 46 milhões de doses de CoronaVac, a vacina do Instituto Butantan, produzida em parcela com a empresa chinesa Sinovac. O governo deve investir R$ 2,6 bilhões até janeiro de 2021.

A CoronaVac está na fase de testes e sua eficácia ainda precisa ser comprovada antes que seja liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A reunião teve a presença de João Doria (PSDB), governador de São Paulo, e outros 23 governadores e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.