Eleições 2020: e-Título substitui o título de eleitor?
Além do documento de identificação de papel, existe uma versão digital do título, que permite que os dados cadastrais da Justiça Eleitoral sejam acessados. O aplicativo e-Título já foi baixado por milhões de brasileiros. O app substitui o documento da Justiça Eleitoral nas eleições 2020.
O aplicativo tira a necessidade de levar a carteira de identidade (RG), desde que a biometria já tenha sido cadastrada. O e-Título está disponível para Android e iOS. Para liberar o acesso ao aplicativo, é necessário inserir CPF ou número do título de eleitor, nome, nome da pai, nome do pai e data de nascimento. O documento ficará disponível em seguida.
Além de substituir o título de eleitor em papel, o e-Título possui funções adicionais. Ele mostra informações sobre o cadastramento biométrico, endereço do local de votação com mapa, informações sobre quitação eleitoral e até a possibilidade de justificar o voto pelo celular, sem sair de casa. O app também permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. As certidões são emitidas por QR Code.
e-Título nas eleições 2020
No caso de quem já realizou cadastro biométrico, o e-Título possui a foto do eleitor. Quem ainda não fez a biometria precisará levar um documento de identificação com voto.
O título de eleitor em papel continua válido e pode ser usado. Nesse caso, também é necessário ir ao local de votação com um documento com foto.
Para votar, de acordo com a Justiça Eleitoral, serão aceitos:
– carteira de identidade (RG);
– passaporte;
– carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
– certificado de reservista;
– carteira de trabalho;
– carteira nacional de habilitação (CNH).
Certidões de nascimento e de casamento não serão aceitos para votar nas eleições 2020.
Comentários estão fechados.