Eleições 2020: O que é cabo eleitoral?
Cabo eleitoral é o nome que se dá à pessoa encarregada de obter votos para um partido ou candidato. O cabo eleitoral pode cumprir a função de graça ou sendo contratado pelos candidatos. Neste domingo (15), as eleições 2020 irão decidir prefeitos e vereadores por todo o Brasil.
O que faz um cabo eleitoral varia. Ele pode, por exemplo, fazer campanha nas ruas, nas redes sociais, distribuir bandeiras, adesivos e panfletos. Podem ser também pessoas conhecidas, do ramo da política, para dar visibilidade e trazer apoio e votos aos candidatos e partidos. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por exemplo, apoia alguns candidatos nas eleições 2020, como Celso Russomanno, que concorre à prefeitura de São Paulo.
É possível contratar um cabo eleitoral?
Para que candidatos e partidos contratem cabos eleitorais, é necessário seguir as regras da Lei 9.504/97. Entretanto, o cabo eleitoral não possui vínculo empregatício, nem com o partido e nem com o candidato. Se o trabalho ultrapassar a época de eleições, a relação pode ser caracterizada como vínculo empregatício.
Cada candidato tem direito a ter 1% do eleitorado da cidade em número de cabos eleitorais. Ou seja, numa cidade de 50 mil eleitores, o candidato pode ter até 500 cabos eleitorais.