Quais os documentos necessários para se vacinar contra a covid-19?

0

No dia 16 de novembro de 2020, o governo brasileiro estabeleceu os grupos prioritários para vacinação contra a covid-19 no Plano Nacional de Imunizações (PNI). O documento afirma que as prioridades para se vacinar são os brasileiros nos grupos de risco, profissionais de saúde e quem trabalha com serviços considerados essenciais.




O registro da dose é nominal e individualizado. De acordo com o Ministério da Saúde, o registro deve ficar no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) em todos os pontos de vacinação da rede pública e privada.

O governo está criando sistema informatizado com objetivo de agilizar o tempo médio de realização do registro do vacinado. Será usado QR Code gerado pelo cidadão no aplicativo Conecte SUS para facilitar a identificação do brasileiro no momento de se vacinar. O aplicativo está disponível na Play Store e App Store.

De acordo com o plano, o brasileiro pode chegar ao serviço de saúde sem o QR Code em mãos e mesmo assim poderá ser vacinado. Entretanto, será necessário comprovar que faz parte do grupo que é alvo da fase de imunização do momento.

Para que haja o controle de quem já passou pelo processo de vacinação, é necessário apresentar o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNA), conhecido como Cartão SUS. Com o documento, o paciente tem o histórico salvo na rede pública de saúde brasileira. Apresentar um dos documentos também faz com que haja identificação, controle, segurança e monitoramento adequado de quem já recebeu as doses.

Isso evitaria a duplicidade da vacinação. Isso também permite que seja registrado a vacina que foi tomada, lote, produtor e tipo de dose. A plataforma também terá o registro do local em que a vacina foi dada, data de nascimento da pessoa e dia em que a imunização foi feita.

Mesmo que não seja obrigatório, quem desejar um Cartão SUS antes de se vacinar deve ir a uma unidade de saúde com um documento oficial com foto. O novo documento é emitido de forma imediata.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.