Tendência: marketplaces chegam para ficar no Brasil?

Saiba se o aumento das vendas dos marketplaces indicam que esse setor continuará em alta no Brasil

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Um dos efeitos que a pandemia causou na sociedade foi o aumento das compras online, principalmente de supermercados. De acordo com uma pesquisa da Tetra Pak, as vendas registram US$75 milhões, com participação de 0,2% quando relacionado aos demais canais de compra.

A mesma pesquisa mencionada diz que até 2022 a expectativa é que o canal online avance 6,5% no País. Diante dessa realidade, a tendência é que o setor de varejo se adapte ao novo comportamento do consumidor.

Nesse contexto, contar com estoque dinâmico e comercializar produtos de qualidade, aliado à logística e expansão da carteira de clientes demanda novas parcerias e ampliação de horizontes.

E é justamente isso que os marketplaces têm oferecido. Confira a seguir por que esse modelo de negócio chegou para ficar e vai revolucionar os processos de gestão e vendas de estabelecimentos de todos os portes.

Marketplace: negócio promissor e que gera ótimos resultados

O marketplace é um negócio muito promissor. Varejistas que apostarem nesse novo formato colherão ótimos resultados, independente do tamanho e do tipo de estabelecimento.

Mesmo após o fim do isolamento social e com a estabilidade da economia no Brasil, a tendência é que as compras pela internet sejam um hábito cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

É natural que essa mudança cause receio em fornecedores e comerciantes acostumados a visitar os estabelecimentos físicos. Mas a venda e a compra de seus produtos ficará mais fácil com a modernização do setor.

Marketplaces já existiam antes de 2020?

Sim. O surgimento dos marketplaces não foi um privilégio do ano de 2020. Um exemplo prático é a startup Menu que foi criada em 2016 já com o objetivo de levar mais comodidade para pequenas empresas e seus clientes.

Startups como a Menu identificaram a oportunidade de investir no setor de alimentos de uma forma que seja mais prática e rápida. Isso foi ótimo para as vendas, já que a recorrência de compras onlines desses produtos tem aumentado cada vez mais.

Dois anos antes do início da pandemia, as ações dessa startup já estavam transformando o mercado de food service no Brasil. O isolamento trouxe como consequência a ampliação do alcance dessas empresas online.

A Menu é uma das responsáveis por revolucionar o mercado digital. Isso se deve ao empenho e comportamento dos profissionais de logística, administração, marketing e vendas da empresa.

Revolução e praticidade unidas em um supermercado online

A Menu pauta as suas ações a partir da inovação, comodidade e simplificação de processos. Por causa das suas estratégias, são abastecidos os estoques de vários estabelecimentos comerciais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Vale mencionar que sua estrutura funciona por meio de um sistema que liga produtos a diferentes nichos do comércio, como bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias. Isso facilita e muito a gestão de compras e de estoque.

As soluções para comerciantes são amplas. O marketplace da Menu, atacado de alimentos, garante a entrega em até 48h, de modo a oferecer maior comodidade para os seus clientes. Isso sem contar que o empreendedor tem crédito desde a primeira compra.

Os anunciantes, produtores e distribuidores também tem garantia de que eles ganham a visibilidade que almejam com a Menu. Isso amplia a carteira de clientes e permite acesso a soluções personalizadas.

Uma dessas soluções está relacionada ao pagamento (Menu Pay), que oferece as opções de crédito ou boleto (à vista ou a prazo). No menu Menu Log, os parceiros encontram soluções de logística para armazenamento, fracionamento e entrega.

Além disso, com o Menu Ads, os fornecedores podem ter acesso a serviços de publicidade online, de modo que centralizem e gerenciem estratégias de marketing digital.

Como você pôde perceber, o futuro do marketplace é muito promissor e renderá sucesso para a empresa que fizer parte desse processo. A Menu é especializada no segmento e pode te ajudar a crescer. Conte conosco e boas vendas!

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