A Universidade de São Paulo – USP vai ofertar o curso Noções sobre Oceanografia entre os dias 16 de maio a 11 de julho de 2021. Nos anos anteriores, as aulas eram ministradas presencialmente. Entretanto, devido à pandemia de coronavírus, agora a instituição disponibilizará as aulas a distância.
Para a turma do primeiro semestre de 2021 serão ofertadas 240 vagas. Caso sejam recebidas mais inscrições do que o número de vagas disponíveis, a seleção será feita por meio de sorteio.
Inscrições para o curso Noções sobre Oceanografia
Interessados em concorrer a uma das vagas no curso gratuito online Noções sobre Oceanografia poderão se inscrever entre os dias 26 e 30 de abril de 2021. Para isso, o interessado deve clicar aqui e selecionar a opção “Instituto Oceanográfico”.
O curso sobre Oceanografia será minsitrado entre os dias 16 de maio e 11 de julho de 2021. As aulas serão ministradas aos domingos nos seguintes horários:
- 09:00 às 10:30 – 1ª aula
- Intervalo
- 11:00 às 12:30 – 2ª aula
As aulas não ficarão disponíveis após o horário agendado. Duran te o curso serão abordados temas como, pro exemplo:
- A circulação oceânica em larga escala;
- Circulação oceânica;
- Interação ar-mar;
- Métodos de estudo da dinâmica do oceano;
- Composição química da água do mar;
- Poluição química do mar;
- Origem, evolução e topografia dos fundos marinhos;
- Relação sedimentos-organismos marinhos;
- Instrumentação e medições oceanográficas;
- Distribuição dos organismos marinhos;
- Plâncton marinho;
- Ecologia do bentos;
- Ecologia de peixes marinhos;
- Ecologia do ecossistema antártico.
Serviço
- “Curso Online –” – turma primeiro semestre 2021;
- Curso de difusão cultural – Modalidade à distância;⠀⠀
- Inscrições: 26 a 30 de abril de 2021;
- Inscrições EXCLUSIVAMENTE ONLINE, através do sistema Apolo;
- Mais informações em: http://www.io.usp.br/index.php/extensao/cursos/cursos-de-extensao.html.
Waldirene ramos de souza