Com crianças em casa, 30% dos brasileiros com filhos priorizam produtos com fragrância para criar ambientes acolhedores

A pandemia tornou a limpeza de casa mais difícil já que agora os pais precisam dar mais atenção às crianças. Veja dicas úteis e saiba o que fazer para ter menos esforço e ainda assim manter os ambientes limpos e cheirosos.

0

A pandemia de covid-19 iniciou um período inédito na sociedade e impactou milhares de famílias, especialmente aquelas com crianças em casa. As atividades domésticas rotineiras agora dividiram espaços entre brincadeiras e aulas remotas, tornando toda a limpeza ainda mais difícil.

Com base no estudo da Unicef Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação, aproximadamente 5,5 milhões de crianças ficaram em casa. Isso fez com que muitas famílias buscassem formas de cuidar equilibrar a limpeza da casa com o cuidado com as crianças.

Com isso em mente, separamos algumas dicas dos especialistas da Cleanipedia, para você cuidar do seu lar de forma simples e descomplicada.

O que pode ser feito?

A limpeza dos cômodos é uma tarefa que faz parte da rotina de toda a família. E como qualquer rotina, você precisa ter hábitos que facilitem os momentos de pôr a mão na massa.

Antes de limpar, recomendamos que você analise por onde começar. A principal recomendação é dividir a limpeza por ambientes.

Assim, caso fique muito cansada, você pode parar por alguns minutos ou até retomar a limpeza no dia seguinte. Portanto, divida as tarefas e veja as dicas dos especialistas:

1. Divida as tarefas com os pequenos

Nenhuma família é formada por apenas uma pessoa, portanto os afazeres em casa devem ser compartilhados, e as crianças sabem disso.

Antes de começar a limpeza dos cômodos, avise as crianças com antecedência e incentive a participação delas.

Você ainda pode aproveitar esse momento e educá-los em relação às tarefas diárias, como arrumar a cama ou organizar os brinquedos, e deste modo criar um hábito nelas.

2. Não postergue

Depois de um dia corrido, qualquer pessoa escolhe a cama invés de ficar mais alguns minutos em pé e lavar uma louça. Isso é natural, mas pode ser bem prejudicial, principalmente quando isso vira um hábito.

Além do acúmulo, as tarefas ficam mais difíceis. Por exemplo, pratos e copos sujos são mais resistentes à esponja e faz com que leve mais tempo para limpar. Inclusive, em muitos casos, pratos e panelas precisam ser colocados de molho para facilitar a limpeza.

3. Conte com acessórios domésticos

Comprar acessórios domésticos é um investimento sempre muito bem-vindo, principalmente quando falamos de famílias com crianças em casa. Muitos acessórios diminuem o tempo gasto nas tarefas domésticas ou simplesmente as realizam por você.

Entre os muitos exemplos, você ter um robô aspirador, um wop, uma máquina de lava louças, entre outros acessórios, como excelentes aliados.

4. Use produtos aromáticos e mantenha o ambiente arejado

Segundo o Relatório Mintel Hábitos do Consumidor de Produtos de Beleza, 47% dos brasileiros com filhos em casa afirmam adquirir produtos com fragrâncias diferentes dependendo do cômodo que serão usados.

Além disso, 30% dos brasileiros com filhos em casa priorizam produtos com fragrâncias para criar um ambiente acolhedor. O resultado dessa escolha é a sensação de recompensa no final do dia, criando uma relação entre cheiro e dever cumprido na nossa cabeça.

Fora isso, importante destacar também que os cômodos abertos evitam que as sujeiras fiquem concentradas em um único canto. Portanto, deixe janelas abertas.

Relação entre limpeza e qualidade de vida

A limpeza da casa impacta na qualidade de vida de toda a família. Segundo especialistas em psicologia, a casa pode refletir sensações dos moradores.

Ou seja, ficar em uma casa suja deixa o seu dia mais triste e avesso aos momentos felizes, como um jantar com a família reunida.

Para os especialistas, passar os dias em um lar limpo, cheiroso e organizado facilita a liberação da endorfina, hormônio que provoca sensações de felicidade e prazer ao longo do dia a dia.

Famílias com crianças podem não conseguir limpar a casa com tanta facilidade, mas felizmente as dicas citadas acima ajudam bastante e permitem que a devida atenção seja dada à casa e aos pequenos.

Aqui na Cleanipedia, nós acreditamos que o lar acolhedor melhora o bem estar de todos. Sendo assim, não descuide dos cuidados da limpeza do lar! O portal conta com cerca de 1 milhão de acessos mensais só no Brasil, ensinando os melhores métodos de limpeza e produtos para deixar a casa arrumada, limpa, segura e cheirosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.