MEC abre oportunidade de especialização gratuita totalmente online

15

O MEC, por meio da plataforma AVAMEC, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), abriu oportunidade de especialização gratuita totalmente online. Para conquistar o certificado, os interessados devem fazer dois cursos, dos listados abaixo.



Cada um deles tem 180 horas. Após completar, precisa solicitar a matrícula em um curso de especialização, por meio de formulário especial, no qual também vai pedir o aproveitamento das disciplinas cursadas na plataforma AVAMEC.

UERGS prorroga inscrições para seis cursos de especialização gratuitos

A UFPI vai avaliar os documentos enviados e, caso tudo esteja certo, em 120 dias emitirá o certificado de pós-graduação gratuitamente.

Como fazer a especialização gratuita totalmente online?

O candidato deve ter graduação completa em qualquer área e atender aos demais requisitos do edital. Caso cumpra esse requisito, o primeiro passo é fazer os cursos online na plataforma. A Formação ao Mundo do Trabalho (veja como fazer a inscrição gratuita aqui) é obrigatória e tem 180 horas.  Além dela, é preciso escolher um dos seguintes cursos:

Uma vez que a pessoa tenha terminado os  dois cursos, é preciso preencher o formulário que dará direito ao certificado de pós-graduação. Não há prazo para fazer a solicitação, pois o edital é de fluxo contínuo. 

Formulário para solicitar o certificado de pós-graduação

O formulário varia de acordo com a área escolhida pelo candidato. São eles:

Por fim, no edital, é possível encontrar um lista com os nomes de pessoas que, antes mesmo da oportunidade ser ofertada, já tinham realizado os dois cursos. Assim, elas podem pedir a emissão do certificado de pós-graduação agora. Os demais deverão terminar os dois cursos e, posteriormente, preencher os formulários disponibilizados acima.



O que fazer em caso de dúvida?

Para mais informações sobre a especialização gratuita totalmente online acesse o edital ou o site do MEC.

Em caso de dúvidas entre em contato por um dos seguintes e-mails:

    • Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho especializacaocienciascead@ufpi.edu.br
    • Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho especializacaocienciashumanascead@ufpi.edu.br
    • Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho especializacaolinguagenscead@ufpi.edu.br
    • Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho especializacaomatematicacead@ufpi.edu.br

É dever do candidato acompanhar as novas publicações e atualização do edital feitas pela UFPI. 

15 Comentários
  1. Filipe Diz

    Olá, analisando o edital é possível notar que essa certificação é possível apenas para as pessoas relacionadas no edital que fizeram as capacitações em um programa específico.
    A notícia apresentada não é verdadeira. Não se trata de uma certificação aberta.

    1. Jessica Diz

      Infelizmente não tem mais vagas para se cadastrar no curso a formação ao mundo do trabalho, como colocado acima deve ser escolhido esse e outro dos que estão Listados abaixo. Nesse caso eu posso fazer dois cursos dos que estão Listados abaixo e aí da assim receber o certificado?

  2. Keliany Neves Diz

    Também me gerou essa dúvida. Além de realizar esses dois cursos de 180hs devo ter vindo de outro curso especifico? ficou confusa as informações dadas.

    1. Nicole Diz

      Eu li, reli, mas também não entendi muito bem. Bem confusa a matéria.

  3. Silvânia Diz

    Também gostaria de saber se fazendo os dois cursos de 180 já recebo certificado de pós graduação, ou tem que fazer mais outro curso?

  4. Bruno Diz

    Gente, acho que vocês não leram.

    Uma vez que a pessoa tenha terminado os dois cursos, é preciso preencher o formulário que dará direito ao certificado de pós-graduação. Não há prazo para fazer a solicitação, pois o edital é de fluxo contínuo.

  5. Neori melo Diz

    Gostaria de fazer um dos curso ou seja a 2.graduacão

  6. Miguel Salgado Diz

    O candidato deve ter graduação completa em qualquer área. Caso cumpra esse requisito, o primeiro passo é fazer os cursos online na plataforma. A Formação ao Mundo do Trabalho é obrigatória e tem 180 horas. Além dela, é preciso escolher um dos seguintes cursos abaixo que caracterize mais 180 horas, ou seja totalizando 360 horas para solicitação do certificado de especialização nas seguintes área que escolheu abaixo:

    Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (180 horas)
    Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (180 horas)
    Formação em Linguagens e suas Tecnologias (180 horas)
    Formação em Matemática e suas Tecnologias (180 horas)

  7. Renata Almeida Diz

    Esses cursos são destinados somente à professores?

    1. Arnaldo Trindade Diz

      Olá!
      Como faço para saber se meu certo foi deferido ou não?
      Grato pela atenção.

  8. Tatyane Diz

    A notícia é verdadeira e há vagas para os cursos. Mais informações é só ler a notícia de 11.03.22 no site do MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/formacao-para-professores-do-ensino-medio-se-torna-especializacao-lato-sensu

    “Apreparação dos estudantes para o mundo do trabalho é uma das principais mudanças que o Novo Ensino Médio traz. Para incentivar a qualificação nesse assunto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, certificará, com pós-graduação lato sensu, os docentes e outros profissionais que concluírem 360 horas de formação (uma da área do conhecimento e outra referente ao Mundo do Trabalho).”

    Veja o passo a passo para o professor de ensino médio obter a certificação pela UFPI:
    Acessar o Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/);
    Inscrever-se em duas formações, sendo uma delas Mundo do Trabalho, obrigatoriamente;
    Concluir as formações, obtendo o certificado, com média geral igual ou superior a 6 pontos e frequência geral igual ou superior a 75% da carga horária;
    Pleitear a certificação, mediante aproveitamento de estudos, por meio do preenchimento e envio de formulário eletrônico.

  9. Tiago Diz

    Alguém já conseguiu o certificado de conclusão? Poderia compartilhar como foi o processo por favor.
    Após o preenchimento do formulário e decorrido os 90 dias para análise dos documentos, eles mandam e-mail falando a situação ou será publicado em alguma página especifica?
    Obrigado!

  10. Vanessa Diz

    Consta que o candidato deve ter graduação completa em qualquer área, mas para adquirir o certificado se a graduação apresentado não for de Curso de LICENCIATURA nas áreas de conhecimento referenciadas pela BNCC e o Novo Ensino Médio é exigido comprovação de exercício de atividade profissional DOCENTE ou de GESTÃO em instituições públicas ou privadas de ensino

    1. Milena Diz

      Olá! Como está? Esse aditivo é de 26 de junho. Em março, quando essa notícia foi veiculada, qualquer pessoa poderia fazer e pedir o certificado. Muitos aproveitaram. Publicamos a atualização em: https://www.horabrasil.com.br/2022/07/19/mec-adiciona-novas-regras-para-a-especializacao-totalmente-online-inscricoes-abertas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.