MEC abre novas vagas em especialização gratuita totalmente online

2

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), está oferecendo a chance de interessados transformarem dois cursos do Avamec em uma especialização gratuita totalmente online.



Para isso, é preciso que o interessado realize dois cursos específicos, cada um com 180 horas de duração. Posteriormente, deverá solicitar o aproveitamento de disciplinas e realizar a matrícula na pós-graduação por meio de formulário eletrônico.

Especialização gratuita em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação abre 20 vagas

Os documentos enviados serão avaliados e, caso tudo esteja correto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) irá emitir um certificado de especialização.

Essa oportunidade foi aberta em janeiro de 2022 e logo as vagas nos cursos que podem ser transformados em um curso de especialização online se esgotaram. Agora, o MEC abriu mais vagas para interessados em especialização gratuita totalmente online.

Como fazer a especialização gratuita totalmente online?

O primeiro passo para realizar a especialização gratuita totalmente online é se inscrever nos dois cursos disponibilizados no Avamec. A Formação ao Mundo do Trabalho (veja como fazer a inscrição gratuita aqui) é obrigatória e tem 180 horas. Além dela, o interessado, obrigatoriamente, deve se inscrever e realizar um dos seguintes cursos abaixo, de acordo com a área de formação:

Depois disso, a pessoa deve terminar os dois cursos e ter bom aproveitamento. Com o encerramento, é preciso aguardar a emissão do certificado, que será feita automaticamente pela plataforma Avamec.

Com os certificados em mãos, o candidato precisa preencher o formulário especial, que servirá de solicitação para a matrícula na especialização gratuita totalmente online e também para a solicitação de aproveitamento de disciplinas. Os formulários são:

Dúvidas frequentes sobre a especialização gratuita totalmente online?




Até quando a solicitação pode ser feita?

O edital é de fluxo contínuo, ou seja, ainda não há prazo para ser encerrado.

Quais os requisitos para poder fazer a especialização gratuita totalmente online?

  • Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho:
  1. a) Possuir formação em nível superior;
  2. b) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC;
  3. c) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação ao Mundo do Trabalho”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC.
  • Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho:
  1. a) Possuir formação em nível superior;
  2. b) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC;
  3. c) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação ao Mundo do Trabalho”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC.
  • Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
  1. a) Possuir formação em nível superior;
  2. b) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação em Linguagens e suas Tecnologias”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC;
  3. c) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação ao Mundo do Trabalho”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC
  • Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
  1. a) Possuir formação em nível superior;
  2. b) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação em Matemática e suas Tecnologias”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC;
  3. c) Ter concluído o curso de aperfeiçoamento “Formação ao Mundo do Trabalho”, com 180 horas, promovido pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC.

Quantas vagas estão disponíveis para os cursos online?

  • Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 5690 vagas até o fechamento deste artigo;
  • Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 2687 vagas até o fechamento deste artigo;
  • Formação em Matemática e suas Tecnologias: 1697 vagas até o fechamento deste artigo;
  • Formação em Linguagens e suas Tecnologias: 3850 vagas até o fechamento deste artigo;
  • Formação ao Mundo do Trabalho (obrigatório): 1601 vagas até o fechamento deste artigo.

E quem não conseguiu vaga em um dos cursos?

Quem não conseguiu vaga em um dos cursos pode fazer o outro e voltar à plataforma de inscrição nos próximos dias. Novas vagas estão sendo abertas com frequência.

Ainda tenho dúvidas, o que faço?

Para mais informações sobre a especialização gratuita totalmente online acesse o edital ou o site do MEC.

Em caso de dúvidas entre em contato por um dos seguintes e-mails:

  • Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho especializacaocienciascead@ufpi.edu.br
  • Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho especializacaocienciashumanascead@ufpi.edu.br
  • Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho especializacaolinguagenscead@ufpi.edu.br
  • Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho especializacaomatematicacead@ufpi.edu.br
2 Comentários
  1. Francisco da Cruz Diz

    Eu fiquei com uma dúvida, então se eu fizer o curso de formação ao mundo do trabalho e mais dois cursos sendo um de matemática e outro de ciências da natureza, eu posso pedir os dois certificado de especialização??

  2. Domingos Aymone Diz

    Prezados(as). Por favor, estejam atentos ao EDITAL 10/2022 – CEAD/UFPI a que se referem ao Item 2. PÚBLICO-ALVO, onde transcrevemos: A presente Chamada Pública se destina aos profissionais da educação interessados em
    obter certificação, mediante aproveitamento de estudos, nos Cursos de Especialização realizados pelo CEAD/UFPI, cujos nomes constam na relação de candidatos aptos extraída de relatório de conclusão dos cursos de aperfeiçoamento disponibilizado pelo Programa para Formação de Professores do Ensino Médio/SEB/MEC, conforme Anexo III.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.