A Universidade de São Paulo (USP) está recebendo inscrições de graduados e graduandos em ciências exatas, que tenham interesse em concorrer a uma das 200 vagas no curso gratuito online sobre Conceitos de Astronomia.
Durante as aulas serão abordados os seguintes tópicos:
Iscrições para a especialização gratuita do IFAC terminam dia 27 de junho
- CONCEITOS DE ASTROFÍSICA: Apresentação de conceitos astronômicos que os estudantes devem dominar para um melhor entendimento das palestras que se seguem. São explicados, dentre outros, os conceitos de espectros, linhas espectrais, magnitudes, cores paralaxe e efeito Doppler-Fizou.
- ASTRONOMIA E TECNOLOGIA: Descrição dos instrumentos e técnicas usados em astronomia para se obter informações sobre os corpos celestes.
- O PLANETÁRIO SISTEMA SOLAR: Uma visão geral do Sol e do sistema planetário solar.
- ASTROMETRIA: A posição dos astros e a Astronomia.
- DINÂMICA DOS SISTEMAS PLANETÁRIOS: Nessa palestra são discutidos os fundamentos da dinâmica de sistemas planetários,incluindo as Leis de Kepler e sua importância para o desenvolvimento da gravitação Universal até técnicas modernas que incluem o caos nesses sistemas. Resultados de vários sistemas planetários interessantes, são apresentados.
- ASTROBIOLOGIA E EXOPLANETAS: Uma descrição dos resultados atuais dos projetos de busca de planetas em outros sistemas solares.
- O SOL: A estrutura interna, as características da superfície e a atmosfera do Sol.
- ESTRELAS: Uma descrição das estrelas, suas diversas cores e luminosidades, sua estrutura interna e seu funcionamento.
- ANÃS BRANCAS, ESTRELAS DE NÊUTRONS E BURACOS NEGROS ESTELARES: São abordadas as fases pelas quais uma estrela passa ao sair da sequência principal e os produtos resultantes, incluindo anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros.
- A VIA LÁCTEA: Discutem-se as principais estruturas de nossa Galáxia, tais como o bojo, disco e halo e os tipos de objetos que
- se encontram em cada uma delas, incluindo as populações estelares e os vários tipos de “nebulosas”.
- AS GALÁXIAS: Os principais tipos de galáxia, suas características dominantes e evolução.
- BURACOS NEGROS SUPÈRMASSIVOS: Nesse curso falaremos sobre os fenômenos associados a buracos negros supermassivos, como os núcleos ativos de galáxias, surtos de raios gama e os raios cósmicos com energias altíssimas, e ondas gravitacionais geradas por buracos negros.
- MATÉRIA ESCURA E AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO: Descrição das maiores estruturas do Universo, formadas por conjuntos de galáxias, desde grupos pequenos até aglomerados e superaglomerados de galáxias. Discute-se também a forma como se distribui a matéria no Universo.
- COSMOLOGIA: Nessa palestra é descrito o modelo atual de origem e evolução do universo como um todo, onde é introduzido o conceito de energia escura, como elemento que explica a aceleração da expansão do Universo.
Inscrições para a seleção do curso voltado para graduados e graduandos em ciências exatas
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 15 de julho de 2022 pelo site https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=140400138&cod_edicao=22002&numseqofeedi=1. Não há taxa!
Comentários estão fechados.