Universidades da Europa oferecem bolsas de mestrado de 100% para brasileiros

Os estudantes brasileiros interessados em fazer mestrado no exterior podem contar com uma boa oportunidade: o Reino Unido está oferecendo milhares de bolsas de mestrado de 100% para estudantes estrangeiros.




Além da bolsa, os alunos selecionados receberão as passagens aéreas e terão as taxas universitárias integralmente pagas pelo governo britânico, desde a emissão do visto até as taxas administrativas. Também terão acesso a outros benefícios financeiros mensais, como ajuda de custo para se manterem no país enquanto estudam.

Os programas de mestrado tem duração de até 1 ano em várias universidades do Reino Unido.

Pré-requisitos para concorrer às bolsas de mestrado de 100% para brasileiros:

  • Ser cidadão de um país ou território elegível para o Chevening.
  • Retornar ao seu país de cidadania por um período mínimo de 2 anos após o término do seu programa.
  • Ter concluído todos os componentes de um curso de graduação que lhe permitirá ingressar em um programa de pós-graduação em uma universidade do Reino Unido no momento em que enviar sua inscrição. Isso geralmente é equivalente a um diploma de honra 2:1 de segunda classe no Reino Unido, mas pode ser diferente dependendo do seu curso e da escolha da universidade.
  • Ter pelo menos 2 anos (equivalente a 2.800 horas) de experiência de trabalho.
  • Inscrever-se em 3 diferentes cursos universitários qualificados do Reino Unido e ter recebido uma oferta incondicional de uma dessas opções até 13 de julho de 2023.

UNESP: mestrado e doutorado em Educação para a Ciência recebem inscrições

Como concorrer às bolsas de mestrado de 100% para brasileiros

As inscrições para as bolsas de mestrado de 100% para brasileiros podem ser realizadas até dia 1º de novembro na página oficial do programa Chevening destinada a candidatos brasileiros: https://www.chevening.org/scholarship/brazil/.

Uma vez submetidas, as inscrições passam por uma triagem eletrônica de acordo com os critérios de elegibilidade do programa. Quaisquer inscrições consideradas inelegíveis serão removidas do processo de seleção. Aqui, você pode encontrar a lista de erros comuns. Se você cometer esses erros em seu formulário de inscrição, sua inscrição será inelegível. Observe que, uma vez que sua inscrição tenha sido enviada, não é possível alterá-la.

Seleção e Resultado

Na segunda etapa da seleção, os candidatos deverão fazer uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica do Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo).

Na terceira e última etapa, 50 estudantes brasileiros de 15 estados do país serão selecionados e viajarão em setembro de 2023 para uma das 24 universidades do Reino Unido.

Mais informações na página do programa Chevening.

Comentários estão fechados.