Como a tecnologia interfere na educação positiva e negativamente

A internet é um mundo de possibilidades.  Mas, ao mesmo tempo que a internet em junção com a tecnologia trazem conhecimento e diversão, também podem afetar negativamente os estudantes, principalmente os mais jovens. Então, afinal de contas, quais os pontos positivos e negativos e como a internet e a tecnologia podem influenciar os estudantes?

Pontos positivos da tecnologia na vida dos estudantes

A tecnologia pode ser comparada com a invenção da roda. Ela trouxe tantos benefícios para o mundo que é impossível numerar.

Os avanços tecnológicos permitiram o ser humano ter uma vida mais confortável, dinâmica e também mais segura. Nos dias atuais, é muito difícil encontrar alguma civilização que não esteja ligada de alguma forma a tecnologia e, por isso, é preciso aprender a conviver com os elementos e dispositivos de forma sadia.

Esse é o primeiro ponto que os estudantes devem entender quando se fala de tecnologia, é preciso ter a noção de usar seus pontos positivos.

Um bom exemplo são os sites de busca versus as enciclopédias. Muitas pessoas poderiam dizer que as enciclopédias possuíam mais informações, mas isso não é verdade. A internet permite que os estudantes pesquisem até milhares de páginas sobre um assunto caso eles queiram, com abordagens e fontes diferentes.

O método de estudo também começa a mudar, já que em muitas escolas os estudantes conseguem acompanhar os professores através do computador e só precisam fazer anotações que acreditam ser pertinentes nas matérias.

O acesso à informação com certeza é o ponto mais positivo para os estudantes dos dias atuais. Vários professores gravam aulas no Youtube, por exemplo, e os jovens podem encontrar a melhor abordagem sobre um assunto.

A tecnologia em si também pode desenvolver bastante o cérebro dos estudantes. Estar exposto a vários aparelhos e sistemas podem fazer com que o nível de criatividade suba, inclusive muitos jovens possuem a capacidade de atualizar softwares, identificar erros e consertá-los sem nunca ter ido a uma aula de tecnologia.

A internet dá a possibilidade de expansão de opinião e entendimento de diversos assuntos não só em uma região mas também no mundo.

Todos esses fatores podem tornar um jovem estudante em um estudante brilhante. O acesso à informação nunca foi tão amplo e, muito pode ser feito para o desenvolvimento dos estudantes através dessas informações.

Pontos negativos da tecnologia na vida dos estudantes

Com a grande possibilidade de informação, vem também a responsabilidade, que muitos estudantes ainda não possuem.

É importante que os pais, cuidadores e familiares estejam ainda mais atentos aos seus filhos pois a disseminação de informação é quase que infinita.

O cyberbullying é muito comum entre os adolescentes e pode ter um efeito extremamente negativo sobre a pessoa afetada.

As táticas que as redes sociais utilizam para prender uma pessoa dentro da plataforma também pode ser muito prejudicial, principalmente pois o desenvolvimento cognitivo pode ser prejudicado pelo tempo na tela do celular.

Em Portugal, os pais enfrentam problemas pois seus filhos, por passarem muito tempo no celular, começaram a falar com sotaque de português do Brasil, principalmente os mais jovens que passam horas em plataformas como o Youtube.

Esse tipo de situação só mostra a necessidade de controlar o uso do telefone e, no geral, o problema é focado nesse uso descontrolado tanto no quesito tempo quanto no quesito informação vista.

A internet e a tecnologia são extremamente importantes para os jovens e para as pessoas em geral nos dias atuais, o acesso a países e culturas diferentes, notícias e tantas outras possibilidades não é um ponto negativo, pelo contrário, essa expansão é importante.

Comentários estão fechados.