Controle de estoque: dicas para um gerenciamento efetivo

0

Muitas pessoas acreditam que o controle de estoque se refere apenas à armazenagem dos produtos em uma empresa, realizando um checklist simples para geri-lo. Porém, engana-se quem não atribui a devida importância desse processo. Ele se refere a gestão de produtos dentro da empresa, desde sua aquisição até a sua compra pelo cliente.

É através dele que podemos realizar um planejamento estratégico para alcançar melhores resultados, a fim de reduzir custos e aumentar a margem de lucro. Afinal, faz parte do capital de giro, e qualquer falha relacionada ao estoque pode gerar problemas e prejuízos.

Por isso, deve-se realizar uma gestão de estoque eficiente, a fim de manter uma boa organização, utilizando recursos modernos que otimizam o processo e levam a exatidão.

Dessa forma, é possível acompanhar as demandas e criar uma previsibilidade de consumo muito mais assertiva e adequada, para então planejar os passos futuros, como aquisição de matéria-prima, expansão do negócio, aumento da produtividade, entre outros.

Evitando, assim, problemas como falta de produtos ou alta estocagem, danificação da mercadoria, perda de produtos por exceder o prazo de validade, uso não otimizado de espaço físico, etc. Por isso, separamos dicas para você realizar um bom controle de estoque em seu negócio.

Crie um padrão para o recebimento

O recebimento é um processo que merece total atenção, devendo seguir a uma política firme de qualidade. Padronize o recebimento com os procedimentos que devem ser realizados sempre ao receber qualquer mercadoria. Dessa maneira, é possível evitar perdas de produtos defeituosos, transtornos e surpresas nas próximas etapas.

Siga o Procedimento Operacional Padrão (POP) da empresa, tendo atenção com os prazos de validade dos lotes, bem como as características dos produtos, recusando aceitar os que estejam danificados ou com aspectos estranhos. Confira a quantidade e os valores e veja se bate com o pedido. Controle tudo pela planilha, documentando dados importantes de cada entrega para ter um controle efetivo.

Uma dica é utilizar a metodologia de classificação ABC, em que é separado as mercadorias pelo seu nível de relevância, considerando o preço, demanda e facilidade de reposição.

Seja estratégico na reposição de estoque

Antes de reabastecer o estoque, é fundamental realizar análises a fim de priorizar o que é mais requerido pelos clientes. Ao gerenciar por demandas você pode criar uma previsibilidade de cada mercadoria, te ajudando a programar os próximos pedidos aos fornecedores, sem subestimar ou superestimar demais as quantidades de mercadorias.

Pode fazer isso através de relatórios de vendas comparando com os relatórios de entrada e saída do estoque. Assim, você terá uma base real do que está vendendo, bem como do que está parado e perdido.

Além disso, saberá quais as mercadorias precisam de reabastecimento contínuo e periódico, conforme seu público -alvo, mantendo um estoque adequado para sua empresa. Para te ajudar, separamos este conteúdo para você conferir com as maneiras de realizar uma reposição eficiente do estoque!

Organize seu estoque

Outro ponto crucial em um controle de estoque é sobre sua organização. Um espaço bagunçado prejudica o andamento das tarefas de separação dos pedidos e ainda pode gerar prejuízos. Para não perder tempo e nem recursos, exija que todos mantenham o estoque organizado, bem como, seja feita a documentação de entradas e saídas.

Uma dica é utilizar a metodologia do PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai), o qual os produtos devem ser organizados conforme a data de vencimento. As mercadorias com prazos de vencimento longos ficam ao fundo, e as de validade mais próxima deixadas à frente, facilitando assim na separação de pedidos ou uso da matéria-prima, evitando perdas de recursos.

Outra dica é separar os produtos conforme a demanda. Os que possuem maior volume de saída, devem ser colocá-los em lugares de fácil acesso. Já os que possuem menos, podem ficar em locais de acesso mais difícil. Os de valores altos, em locais de acesso restrito. Assim, já se otimiza o tempo dos colaboradores na separação e entrega do produto.

Invista em um sistema de gestão

Modernizar sua empresa com um sistema de gestão que integra as principais áreas, inclusive o estoque, otimiza tempo e reduz custos com mão de obra. Torna as checagens mais criteriosas e ágeis, facilitando no planejamento estratégico, bem como em outras demandas, como nas análises de inconsistências, falhas, etc.

No mercado, o software mais adequado para essa função é o ERP (Enterprise Resource Planning), que pode oferecer ferramentas personalizadas ao seu tipo de negócio e necessidades.

Cuide do seu estoque

Essa dica é fundamental para evitar perdas, e até mesmo problemas com a vigilância sanitária. Realize limpezas periódicas no local e elimine corretamente os produtos vencidos ou danificados. Mantenha o local limpo, arejado e com iluminação adequada ao tipo de mercadoria trabalhada.

Viu, como o controle de estoque pode ser vital para o seu negócio? Comece já a seguir essas dicas para ter uma gestão muito mais eficiente. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.