Disputa por audiência: episódio final de The Last of Us vai ao ar juntamente ao Oscar 2023

0

O dia 12 de março de 2023 se tornou um dos dias mais esperados pelos amantes do entretenimento – e talvez gere uma grande indecisão: o último episódio da primeira temporada da aclamada série The Last of Us será exibido, em parte, ao mesmo tempo que a cerimônia de premiação do Oscar.

O período anterior ao evento é marcado por uma grande correria de fãs para conhecer os filmes indicados, assistir a cada categoria, tecer críticas e até mesmo realizar previsões e apostas com amigos. A correria pode ser tamanha que alguns sacrifícios podem ser necessários, como abandonar a maratona de algumas séries ou usar guias como o da ExpressVPN para escolher quais filmes assistir de verdade e quais filmes apenas ler um resumo online. No entanto, The Last of Us pode destronar a cerimônia do cinema: a série é um estouro mundial e sucesso de audiência, com uma expectativa cada vez maior para sua season finale.

O grande evento do cinema

O Oscar é a premiação mais importante do cinema mundial, realizada anualmente desde 1929 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O evento se tornou uma referência em termos de prestígio e reconhecimento aos profissionais e produções que se destacam na sétima arte. Além disso, a cerimônia é um espetáculo grandioso e aguardado pelo público, com números musicais, discursos emocionantes e surpresas inesperadas.

Apesar de uma tendência de queda na audiência durante os últimos anos, dados da Nielsen sugerem que a cerimônia conseguiu reconquistar o público a partir de 2020, com uma média de 23,6 milhões de telespectadores. O evento continua sendo um dos mais assistidos da televisão mundial e um dos mais comentados nas redes sociais, e sua disponibilização em plataformas de streaming ajudou a aumentar seu alcance. Polêmicas como o tapa de Will Smith em Chris Rock durante a cerimônia de 2022 também agitaram o público, no entanto, novas medidas de segurança e organização prometem evitar esse tipo de polêmica em 2023 – a proposta é uma cerimônia inteiramente dedicada aos filmes e seus participantes, sem violência ou controvérsias, apresentada pelo experiente Jimmy Kimmel.

The Last of Us conquista o público

Se o Oscar é um evento de peso e com significância internacional, poucas coisas conseguem desviar os olhos do público, no entanto, a versão televisiva de The Last of Us pode certamente ser o programa a conquistar esse feito. Baseada no jogo de mesmo nome lançado para consoles PlayStation 3 em 2013 pelo estúdio Naughty Dog, subsidiário da Sony, a série é produzida pela HBO e conta uma história onde, em 2023, a Terra é completamente dominada por um agente fúngico capaz de controlar seres humanos ao estilo zumbi, sem tratamentos disponíveis. Acompanhando o durão Joel e a menina Ellie, o jogo foi universalmente celebrado pela história cativante e excelente direção visual, e a série segue pelo mesmo caminho: com fiel adaptação dos acontecimentos do jogo e do estilo de humor da interação entre Joel e Ellie, excelente direção de câmera, e expansão do universo do jogo e seu sucessor, The Last of Us Parte 2, a série já se tornou o segundo maior sucesso da HBO desde 2010 e o primeiro episódio já acumula mais de 20 milhões de reproduções.

Com tamanho sucesso, é certamente surpreendente a decisão da HBO de não adiar o lançamento do episódio nove – último da primeira temporada – que está agendado para as 23 horas do dia 12 de março, horário que entrará em conflito com parte da exibição da cerimônia do Oscar de 2023, que começa às 21 horas. Para alguns analistas, a “competição” entre as duas exibições será interessante para medir a força atual do Oscar com o público, principalmente entre os mais jovens. De todo modo, não há motivos para preocupação – tanto a cerimônia quanto o episódio estarão posteriormente disponíveis para livre exibição, em qualquer horário, para assinantes da plataforma de streaming.

Duas programações de peso tentarão lutar por sua audiência no dia 12 de março, e agora basta escolher o que assistir, preparar a pipoca, e celebrar um dos dias mais interessantes da indústria do entretenimento em 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.