Conheça algumas razões para comprimir ficheiro grande
A maioria de vocês já tentou receber arquivos zip ou compactados semelhantes do trabalho ou ao comprar produtos digitais online. Talvez alguns de vocês também tenham tentado não conseguir descompactar os arquivos.

Foto de Karolina Grabowska: https://www.pexels.com/pt-br/foto/negocio-empresa-cadeira-catedra-4968533/
Ter essa opção à mão é bastante prático, mesmo que você não receba ou faça arquivos compactados com tanta frequência. Fazer uma abertura ou compactação de arquivos convencionais, como .zip e .rar, nem exige software pago. Esta opção está incluída em alguns sistemas operacionais ou você pode baixá-la gratuitamente.
Pensando sobre isso, neste guia vamos falar um pouco das razões para comprimir ficheiro grande
O que é compactação de arquivo?
Quando você menciona compactação de arquivos, muitas pessoas pensam imediatamente em compactação de mídia. Este artigo, no entanto, é sobre a compactação de arquivos, que é uma compactação sem perdas de arquivos e pastas para fins de armazenamento e segurança.
A compactação de arquivos está disponível há muitos anos, mas com a explosão da comunicação online em todas as áreas da vida, a tecnologia agora se tornou uma ferramenta para as massas e inclui criptografia AES que permite proteger arquivos armazenados ou compartilhados online.
Os formatos de arquivo compactados têm muitos nomes, mas na maioria das vezes você encontrará arquivos como:
- .rar
- .7z
- .zip
Razões para comprimir um ficheiro
A compactação de arquivos geralmente é necessária quando o tamanho do arquivo excede o limite de um serviço de transferência de arquivos ou quando você precisa economizar espaço de armazenamento.
A compactação de um arquivo como vídeo reduz seu tamanho, facilitando o compartilhamento, o gerenciamento e o armazenamento, porém com perda de qualidade (dependendo da técnica de compactação utilizada).
Diferente de conversor de vídeo gratis, a compactação de arquivos de vídeo pode ser incrivelmente útil ao enviar imagens brutas ou arquivos de vídeo particularmente grandes para colaboradores, parceiros e clientes. Ele ajuda a contornar as frustrantes limitações de tamanho de arquivo de muitas plataformas de transferência de arquivos e e-mail.
A maioria dos serviços de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, Mediafire, Data Deliver e Filestorage têm limites rígidos de tamanho de arquivo que forçam os usuários a buscar a compactação em primeiro lugar.
Benefícios para comprimir arquivos
Hoje em dia, muitos de nós enviamos e recebemos quantidades infinitas de arquivos por e-mail, redes sociais, compartilhamentos na nuvem, etc. A maioria dos arquivos é de natureza não confidencial, mas às vezes os arquivos são pessoais ou confidenciais.
O software de compactação de arquivos, como o WinRAR ou ZArchiver, ajudará você a proteger seus arquivos, criptografando-os antes de carregá-los no armazenamento em nuvem, antes de enviá-los por e-mail ou antes de adicioná-los ao armazenamento de longo prazo.
- Muitos serviços de e-mail e nuvem estão fazendo um bom trabalho ao criar um ambiente seguro de compartilhamento de arquivos. Bem, pelo menos parece que sim. O problema é que no final você não sabe ao certo.
- Marcas d’água para determinados tipos de arquivo, como documentos e PDF
- Converta automaticamente os arquivos aplicáveis em PDF
- Reduz automaticamente o tamanho dos arquivos
- Enviando vários arquivos como um
Enviar um ou alguns arquivos por e-mail não é problema, mas quando você tem vários arquivos, adicionar os arquivos individuais separadamente rapidamente se torna irritante. Essa maneira de compartilhar arquivos e informações veio para ficar, gostemos ou não, e tudo o que podemos fazer é ser espertos.
Os prós e contras da compactação de arquivos grandes
Prós
- Reduz o tamanho do ficheiro para economizar espaço de armazenamento
- Reduz o tempo de transferência de arquivo.
- Reduz a tensão de processamento em seu computador ao transmitir/ editar ficheiros grandes.
Contras
- A compactação de ficheiros grandes pode diminuir a qualidade da mesma.
- A compactação de arquivos leva tempo e pode adicionar horas ao seu tempo de resposta.
- Erros de arquivo podem surgir durante o processo de compactação; seus destinatários podem não conseguir abrir seu arquivo compactado imediatamente (se não tiverem o software correto).
O arquivamento do ficheiro
As ferramentas de compactação também são ótimas para arquivar arquivos antigos. Mesmo que você nem sempre experimente uma redução notável no tamanho do arquivo, isso simplificará seu sistema de arquivos quando você puder converter qualquer número de arquivos em um.
Esteja ciente de que leva algum tempo para compactar grandes quantidades de dados e que o processo exige muito do processador. No entanto, programas de alta qualidade aproveitam os processadores multicore.
Em geral, você não deve esperar muito em relação à redução do tamanho do arquivo porque muitos formatos de arquivo já são altamente compactados. No entanto, com alguns tipos de arquivo, você pode experimentar taxas de compactação consideráveis de 30% ou mais.
Com formatos de arquivos de mídia compactados, você terá sorte se conseguir reduzir o tamanho do arquivo em 5%. Normalmente, são formatos de música, foto e vídeo, como:
- MP3
- H264
- JPG
Exemplos de tipos de arquivo em que você pode reduzir significativamente o tamanho do ficheiro, são arquivos que não são de mídia e arquivos de mídia não compactados, como:
- formato de imagem .raw
- Arquivos de vídeo sem perdas
- Tipos de arquivo de documento do Office
Conclusão
Em resumo, comprimir ficheiros grandes facilita bastante para compartilhar muitos arquivos, além disso ela possibilita reduzir o tamanho do ficheiro. No entanto, se for por exemplo um ficheiro em PDF, vai valer a pena mas se for um vídeo, é provável que perca a sua qualidade total.
Observe que você não precisa comprar software apenas para descompactar a maioria dos arquivos compactados. Alguns sistemas operacionais incluem a descompactação de .zip e outros formatos de compactação convencionais e, se não estiver incluído, o software de descompactação é gratuito. Mas quando você mesmo precisa criar arquivos compactados e criptografados, neste caso você vai precisar comprar o software.
Mas tenha cuidado com todas as ofertas de download gratuito. Todos os golpistas desagradáveis por aí sabem muito bem que as pessoas realmente não se importam em gastar dinheiro com esse tipo de programa. Portanto, você provavelmente encontrará todos os tipos de pragas, como limpadores de PC instalados automaticamente, software antivírus, phishing de navegador, etc.