Fiocruz prorroga inscrições para mestrado e doutorado em Saúde Coletiva
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prorrogou as inscrições para o mestrado e doutorado em Saúde Coletiva até o dia 20 de novembro. O início das aulas está previsto para o 1º semestre letivo de 2024.
O mestrado conta com 10 vagas distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa:
- Políticas Públicas, Programas e Serviços de Saúde – 6 vagas;
- Envelhecimento e Saúde – 2 vagas;
- Saúde e Ambiente – 2 vagas.
Do total de vagas, 7% das vagas serão destinadas a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência (1 vaga); 20% das vagas serão destinadas a candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos) – (2 vagas); 7% das vagas serão destinadas a candidatos que se autodeclararem indígenas (1 vaga).
O curso de mestrado terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, considerando a conclusão de, pelo menos, 24 créditos (1 crédito equivale a 15 horas/aula) e a defesa e aprovação da dissertação.
Já o doutorado tem 11 vagas distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa:
- Políticas Públicas, Programas e Serviços de Saúde – 7 vagas;
- Envelhecimento e Saúde – 2 vagas;
- Saúde e Ambiente – 2 vagas.
Do total de vagas, 7% serão destinadas a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência (1 vaga); 20% das vagas serão destinadas a candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos) – (2 vagas); 7% das vagas serão destinadas a candidatos que se autodeclararem indígenas (1 vaga).
O curso de doutorado terá duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, considerando a conclusão de, no mínimo, 48 créditos (1 crédito equivale a 15 horas/aula) e a defesa e aprovação da tese.
Leia também: UFU abre inscrições em curso de qualificação de docentes da educação básica
Público-alvo
Mestrado
Portadores de diploma de curso superior, outorgado por instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo MEC. Serão aceitos candidatos no último semestre da graduação, mediante declaração da instituição formadora.
Doutorado
Portadores de diploma de mestrado, outorgado por instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo MEC. Serão aceitos candidatos em fase de conclusão do curso, mediante declaração do orientador, atestando estar em condições de defender a dissertação até a data da matrícula.
Como se inscrever no processo seletivo de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva
As inscrições para o mestrado e doutorado em Saúde Coletiva podem ser realizadas até as 16h30 do dia 20 de novembro.
Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário criar uma conta no Sistema Integrado de Ensino Fiocruz (SIEF) – site Acesso Fiocruz (https://acesso.fiocruz.br) seguindo os passos abaixo:
- Crie sua conta no SIEF acessando o link acima.
- Depois de cadastrado ou se já tiver cadastro no “Acesso Fiocruz”, acesse a opção “Serviços Fiocruz” no menu à esquerda. Clique em “Ensino” e depois em “Chamadas Públicas Abertas”;
- Selecione o “Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva 2024” clicando no ícone na coluna “Detalhar”;
- Na página seguinte, clique em “Inscrever-se”;
- Preencha todos os campos obrigatórios do formulário de inscrição (clicando na opção “Próximo”);
- Selecione o curso desejado;
- Anexe os documentos obrigatórios listados no item 3. Documentos exigidos para a inscrição;
- Confira seus dados e clique no botão “Confirmar” para gravar sua inscrição;
- O sistema emitirá a seguinte mensagem “Sua inscrição foi gravada com sucesso. Seus dados e seus documentos cadastrados serão analisados.”;
- Clique no botão “Acessar Portal” para acompanhar sua inscrição e, se preferir, clique em “Gerar PDF” para salvar seu comprovante de inscrição.
Seleção e Resultado
Mestrado
O processo de seleção ocorrerá em duas etapas que serão realizadas de forma presencial.
(1) Prova de conhecimento específico (eliminatória e classificatória);
(2) Apresentação da proposta preliminar de pesquisa, seguida de arguição oral e análise do currículo Lattes (classificatória).
A prova será aplicada na sala 214, situada na Av. Augusto de Lima, 1.520 – Barro Preto – Belo Horizonte – MG.
A classificação será por ordem decrescente da nota final, para cada linha de pesquisa. Em caso de empate, o candidato que obtiver maior nota na primeira etapa (prova escrita) será melhor classificado.
Doutorado
O exame de seleção para ingresso no Doutorado constará de duas etapas:
(1) Análise do projeto de pesquisa (caráter eliminatório);
(2) Apresentação do projeto de pesquisa, seguida de arguição oral, análise da carta de intenção e da análise do currículo Lattes (eliminatória e classificatória).
A classificação será por ordem decrescente da nota final, para cada linha de pesquisa. Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios, nesta ordem de prioridade: (a) maior nota obtida na apresentação oral da proposta de pesquisa e arguição oral; e (b) maior nota na avaliação do currículo.
Mais informações nos Editais – Mestrado e Edital – doutorado.