Tutorial: como converter um vídeo do Youtube para AVI usando o Filmora
Uma das plataformas mais usadas da internet não permite converter um vídeo do YouTube para AVI, porém, muitos usuários desejam isso.
Vídeos é um tipo de conteúdo que faz muito sucesso na internet, ele supera os artigos textuais, podcasts e outros formatos. Isso acontece pela diversidade do conteúdo produzido, facilidade de compreensão e por reunir áudio e imagem no mesmo formato, tornando-se mais atrativo.
Uma das plataformas mais conhecidas nesse meio é o YouTube que recebe milhões de vídeos novos todos os dias. Os usuários são atraídos pelas novidades, mas não conseguem baixar o conteúdo, apenas compartilhar o link para que outras pessoas também acessem.
O que é permitido pelo site é ver o conteúdo online, dessa forma ele consegue gerar as visualizações e monetizar com os views. É claro que a intenção é gerar lucro e compartilhar parte disso com o produtor de conteúdo, só que os usuários sempre buscam por algo diferente.
Por que usar o conversor?
O fato é que o conversor do YouTube para AVI acaba sendo utilizado inúmeras vezes para se chegar ao resultado desejado. Apesar disso, todos os dias, o Youtube registra bilhões de visualizações e a quantidade de vídeos que a plataforma abriga é de perder a conta.
YouTube Shorts, função que permite criar conteúdo curto e visa competir com seus concorrentes, soma acessos desde o seu lançamento. São mais de 50 bilhões de visualizações diárias com grande potencial de crescimento. Esse número serve para reforçar o sucesso na plataforma que está presente em computadores, smartphones, tablets e smart TVs.
Apesar de tantos acessos e usuários, alguns recursos do YouTube ainda deixam a desejar, por exemplo, as propagandas e não poder baixar o conteúdo tendo uma conta gratuita. Atualizações constantes são efetuadas para melhorias, mas alguns recursos são colocados propositalmente ainda que não agradam tanto.
Por que baixar um vídeo do YouTube?
Com tanto conteúdo web, hás quem pense que não existe motivo para baixar e converter um vídeo do Youtube para AVI, mas justificativas não faltam
Uma delas é que o download pode ser assistido a qualquer momento sem conexão com a internet. Afinal, nem sempre existe cobertura de sinal ou alta velocidade para se assistir o vídeo em qualquer local, e ter ele instalado no dispositivo seria uma solução.
O conteúdo pode ser removido da rede a qualquer momento, seja pelo responsável do canal que o postou ou pela plataforma por violação das regras. Quando isso ocorre, o vídeo fica indisponível e inacessível, o usuário não teria mais acesso a ele.
Quem gosta de editar vídeo, seja para fazer uma paródia, presentear alguém ou criar conteúdo, não consegue fazer isso online. É necessário ter o arquivo salvo no computador para que ele seja editado em um software como o Wondershare Filmora.
A sustentabilidade é um ponto que gera discussão e precisa ser pensado. Toda vez que um conteúdo online é acessado, aumenta a poluição. A preocupação com a pegada de carbono faz com que um vídeo frequentemente acessado seja baixado para reduzir esse indicador.
Independentemente da razão, para que se consiga baixar um vídeo do YouTube existem basicamente duas alternativas. Uma delas é assinar o YouTube Premium, que permite o download do conteúdo para ser visualizado quando se está offline.
A outra é utilizar programas que realizam essa função, tirando o conteúdo da web e baixando para o dispositivo.
Por que converter um formato de vídeo?
Os motivos para baixar um vídeo do YouTube podem ser bastante variados e para converter o formato também.
Quando se faz o download do vídeo, independente da forma escolhida, ele na maioria das vezes é baixado em MP4 ou outra extensão que pode não ser de alta qualidade ou compatível com qualquer leitor de vídeo.
A opção por usar o AVI pode ser pela busca de qualidade e pelo fato dele ser compatível com o Windows e aparelhos de DVD e Blu-Ray, dispensando a instalação de codecs.
O áudio e imagem, nesse formato, são exibidos de forma simultânea, isso evita problemas de sincronização. Um contra pode ser o tamanho final do arquivo que costuma ser maior, mas a sua qualidade compensa esse ponto.
Na maioria das vezes, a conversão de vídeo para outro formato acontece por questões de compatibilidade, pois, dependendo de onde será acessado pode não abrir. Somam-se as justificativas a qualidade conseguida conforme o arquivo e tamanho que ele terá. Entretanto, vale ressaltar que um arquivo pequeno, apesar de compacto, pode não ter tanta qualidade.
Como converter um vídeo do Youtube para AVI usando o Filmora
Para converter um vídeo do Youtube para AVI não há a necessidade de ser um profissional e nem de baixar diferentes softwares. Pelo contrário, quem utiliza o Filmora consegue fazer isso sem nenhum download, pois a ferramenta conta com opção web. Apesar disso, quem preferir pode instalar o recurso em diferentes sistemas operacionais.
Para que se possa fazer a conversão do tipo de arquivo, primeiro será preciso baixar o vídeo no computador. Basta utilizar uma das ferramentas disponíveis e que seja de sua preferência. Não é necessário ficar buscando um tipo específico de extensão para salvar, pois o Filmora é compatível com a maioria delas.
Com o arquivo salvo no computador, serão iniciados os passos para converter um vídeo do YouTube para AVI
Passo 1
Para usar o Filmora é preciso acessar o site, fazer o cadastro e depois o login. No primeiro acesso é possível se cadastrar, quem já possui conta precisa inserir login e senha para dar continuidade.
Os passos ensinados são válidos na versão web e também para quem possui o software instalado no sistema operacional.
Passo 2
Abra o Filmora. Inicie importando a mídia que será convertida, afinal, ela precisa estar na ferramenta. Existem diferentes maneiras de realizar essa etapa. Uma delas é no Menu superior clicar em “Mídia.”
Abrirá um menu lateral esquerdo, nele clique em “Mídia do projeto”. Na tela central aparecerá a opção para importação, clique nele e pelo pop-up que será aberto, localize o arquivo salvo no computador.
Passo 3
O vídeo estará disponível no Filmora para ser feita a edição de vídeo. Se nesse momento quiser cortar alguma cena, incluir áudio, texto ou qualquer outra mudança, ela poderá ser realizada. Com o uso dos recursos disponíveis no menu e da inteligência artificial, é possível transformar o conteúdo antes da conversão.
Se deseja apenas converter o vídeo sem que seja feita nenhuma mudança, então basta seguir para o próximo passo.
Passo 4
Para terminar de converter um vídeo do Youtube para AVI será preciso exportar. Para isso, no menu superior clique em “Exportar” e selecione onde ele será salvo. É possível direcionar para o próprio dispositivo, salvo em DVD ou compartilhado para redes sociais como o YouTube ou TikTok.
No menu lateral, selecione o formato em que ele será salvo, nesse caso AVI. Na tela central, se desejar, pode renomear o arquivo e conferir a resolução e outras informações.
Clique no botão “Exportar” no canto inferior direito e pronto, o arquivo estará salvo e convertido.
Os passos apresentados podem ser usados para converter vídeos que tenham origem no YouTube ou em outro local, basta que estejam salvos no dispositivo. Além disso, na hora de salvar é possível escolher outras extensões adequando o conteúdo ao local em que será postado ou utilizado.
Após aprender a converter um vídeo do YouTube para AVI fica mais fácil transformar um conteúdo sempre que desejar. E se quiser voltar ao formato original, pode contar mais uma vez com o Filmora para fazer a troca.