Enem 2024: Como se inscrever? Veja o passo a passo

0

O período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será iniciado nesta segunda-feira (27). As inscrições seguem abertas até dia 7 de junho. A taxa poderá ser paga até dia 12 de junho.




Para se inscrever, o estudante deve ir à Página do Participante e fazer login com o CPF e senha do portal do governo federal Gov.br. A taxa terá valor de R$ 85 e pode ser paga via boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou de débito.

Mesmo os candidatos que tiveram a isenção confirmada no dia 13 de maio terão que fazer a inscrição para o Enem. Durante a inscrição, é necessário informar o idioma da prova de língua estrangeira, que pode ser de inglês ou de espanhol.

O Rio Grande do Sul terá período extra de inscrição, além de isenção de taxa. O governo ainda não divulgou qual será o período de prorrogação para o estado, que enfrenta situação de calamidade pública após as chuvas e enchentes.

O Enem 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro. O primeiro dia de prova terá duração de 5 horas e 30 minutos, com redação e questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias. O segundo dia terá duração de 5 horas e questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O resultado será divulgado dia 13 de janeiro de 2025.

Como se inscrever para o Enem?

Para fazer a inscrição, é necessário entrar no site enem.inep.gov.br/participante. Caso ainda não tenha um login, é necessário se cadastrar no portal, seguindo as orientações da plataforma.

Informe os dados pessoais, com o CPF e data de nascimento. O documento de identificação será importante durante todo o processo. Também durante a inscrição, é importante sinalizar caso haja necessidade de atendimento especializado. Nesse caso, será necessário anexar documentos que comprovem o direito, como atestado médico.

Ainda na inscrição, será necessário escolher entre inglês e espanhol para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Em seguida, o candidato deve informar seu nível de escolaridade; essa informação nõa pode ser alterada após a inscrição.

Em seguida, será necessário escolher a cidade que o candidato deseja realizar as provas, escolhendo um estado e município. Essa escolha também não pode ser alterada após a inscrição.




O candidato também deverá preencher o questionário socioeconômico e informar e-mail, celular e telefone fixo para caso o Inep precise entrar em contato.

Por fim, será necessário anexar uma foto e confirmar os dados. A inscrição irá gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU), com uma taxa de R$ 85, que pode ser paga por boleto, Pix ou cartão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.