O Ministério do Turismo (MTur) continua recebendo inscrições para o curso EAD de Libras intitulado Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais.
O curso, criado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visa capacitar e melhorar a comunicação para brasileiros que atuam no ramo do turismo.
Com vagas ilimitadas, o curso tem carga horária de 30 horas, tendo início no dia 10 de junho e término no dia 31 de julho.
O conteúdo do curso é apresentado por meio de recursos didáticos, como vídeos, e-books educativos, cartilhas e infográficos.
Temas abordados no curso EAD de Libras
- Surdez e Sociedade;
- Língua Brasileira de Sinais;
- Saudações/Sinal de nome em Libras;
- Localizações e meios de transporte em Libras;
- Comunicação com surdos;
- Alfabeto Manual;
- Equipamentos, serviços e atrativos turísticos para o cliente/turista surdo;
- Boas práticas para atender o cliente/turista com surdez: visão de mercado;
- Tempo e horas em Libras;
- Valores monetários em Libras;
- Informações Turísticas em Libras;
- Tecnologia Assistiva Auditiva para a pessoa surda;
- Barreiras Comunicacionais.
Público-alvo do curso EAD de Libras: funcionários de restaurantes, bares, hotéis, resorts, pousadas, parques aquáticos e temáticos, motoristas, guias, empresários do setor de turismo e demais pessoas interessadas.
Leia também: MEC abre 10 mil vagas em dois cursos de formação a distância
Como se inscrever no curso EAD de Libras
As inscrições para o curso EAD de Libras podem ser realizadas até o dia 1º de julho pelo site https://qualifica.turismo.gov.br/course/view.php?id=35&page=introduction.
O curso “Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais” faz parte do Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade, que possui 9 cursos com cargas horárias independentes. Outros cursos estão disponíveis na aba “Cursos Relacionados” do seu Ambiente Virtual.
Certificado
Para obter o certificado do curso EAD de Libras, o aluno deverá alcançar nota igual ou superior a 70 nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para emitir a certificação, o aluno deve acessar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.