Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito, que será ofertado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) sobre “Baleias e golfinhos nas escolas”. As aulas serão ministradas de 20/08/2024 até 22/08/2024, no auditório do IOUSP.
As aulas serão ministradas das 18h30 às 19h45, totalizando 4 horas, e será coordenado pelo professor Marcos César de Oliveira Santos.
LEIA TAMBÉM: Terminam dia 29/07 as inscrições para o curso gratuito EAD da USP
Inscrições para a seleção do curso Baleias e golfinhos nas escolas
O curso será voltado para docentes dos ensinos fundamental e médio. Interessados podem acessar o link https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=210400034&cod_edicao=24001&numseqofeedi=1, até 16/08/2024, para preencher o formulário de inscrição e saber mais. A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico.
Outros materiais gratuitos disponíveis
O Laboratório de Biologia da Conservação de Mamíferos Aquáticos (LABCMA) disponibiliza, gratuitamente, um poster com todas as espécies de baleias e golfinhos reconhecidas até 2023. Interessados podem clicar aqui para que possam baixar um arquivo em PDF para impressão em formato A1.
Além disso, o laboratório disponibiliza alguns livro virtuais gratuitos:
- Conhecendo as baleias e os golfinhos de Ednéia Deodato dos Santos Barreto & Marcos César de Oliveira Santos;
- Entre baleias e golfinhos: a jornada de Orcinus de Milena Lara;
- Maria Toninha e a profecia dos humanos cetáceos de Iris de Moura;
- Toninha: Um pequeno golfinho ameaçado de extinção;
- Orca é baleia ou golfinho? As perguntas mais comuns sobre os cetáceos finalmente respondidas de Marcos César de Oliveira Santos;
- Orca é baleia ou golfinho? As perguntas mais comuns sobre os cetáceos finalmente respondidas de Marcos César de Oliveira Santos;
- Baleias e Golfinhos no Litoral Paulista: Estórias que Contam uma Bela Estória de Marcos César de Oliveira Santos;
- Baleias e Golfinhos de Marcos César de Oliveira Santos.
O download pode ser feito aqui.
Sou fascinada por biologia marinha e quero aprender mais sobre baleias e golfinhos.