Agendamento de passaporte italiano: dicas para evitar erros comuns
Além do mais, muitas pessoas encontram dificuldades até mesmo para encontrar vagas. E isso vai gerar uma dose de ansiedade e nervosismo. Por fim, esses problemas se tornam maiores quando levamos em conta a grande comunidade de descendentes de italianos no Brasil!
Então, na sequência desse artigo, separamos algumas informações sobre o agendamento de passaporte italiano. Veja dicas valiosas para evitar erros e não ter contratempos durante esse processo.
Como é feito o agendamento do passaporte italiano?
Em primeiro lugar, vamos entender como é feito o agendamento do passaporte italiano. Por conta da grande demanda, o agendamento ocorre de forma online, geralmente nos consulados italianos, salvo algumas exceções.
Mesmo assim, os sites dos consulados recebem muitos acessos, o que pode dificultar o acesso a esse serviço. Nesse sentido, cada consulado possui um site próprio. Dessa forma, você precisa encontrar o consulado responsável pela sua região. Atualmente, há consulados nos seguintes lugares:
- Belo Horizonte;
- São Paulo;
- Curitiba;
- Porto Alegre;
- Rio de Janeiro;
- Recife;
- E ainda a embaixada italiana em Brasília.
Os consulados com mais demanda são o de São Paulo e Curitiba e por isso o agendamento pode ser mais problemático. E, no caso de pessoas acima de 70 anos, o consulado de São Paulo ainda disponibiliza um telefone para agendamento. O número é o (11) 9.6387.6362.
O que é preciso para fazer o agendamento?
O agendamento de passaporte italiano exige que o registro civil no consulado italiano esteja atualizado. Para isso, você precisa verificar a atualização do AIRE (Registro de Italianos Residentes no Exterior).
Esse cadastro é feito pelo portal Fast It. O Aire consiste em um banco de dados com informações sobre os cidadãos italianos que moram fora da Itália. Sem esse registro ou sem ele estar atualizado, você não vai conseguir agendar o seu passaporte.
Depois de atualizar sua situação cadastral no AIRE, é possível prosseguir o agendamento pelo portal Prenot@mi. É aí que entra a parte mais “trabalhosa” do processo. Ela envolve a tentativa de agendamento no melhor dia e horário.
Documentos: evite erros nesse processo
No dia do agendamento, você precisa levar uma série de documentos que podem mudar dependendo de cada caso. E é nesse momento que muitas pessoas se deparam com erros ou até mesmo na ausência de documentos.
Então, tenha em mente que a parte documental é essencial para a emissão ou renovação de passaporte italiano. Por exemplo, a lista de documentos vai mudar para requerentes maiores e menores de 18 anos. E também de acordo com o consulado. De forma geral, a listagem de documentos para requerentes maiores de idade envolve:
- Duas fotos iguais, de 45mm por 35mm, recente, colorida, sem data, frontais e com fundo branco;
- Identidade original, dentro da validade e emitida há menos de dez anos. Além disso, é preciso uma fotocópia simples (pode ser do passaporte brasileiro, RNE, CNH ou identidade italiana);
- Comprovante de residência no nome do requerente. Este pode ser contas ou correspondências bancárias recentes, de período inferior a 90 dias.
Outros documentos necessários
Há ainda outros documentos de acordo com cada caso. Por exemplo, se o agendamento se der por conta da renovação do passaporte, então você vai precisar levar o anterior. E ainda cópia simples das páginas que contêm a assinatura e foto. Se o passaporte antigo foi roubado ou perdido, é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência original.
Por fim, se você tiver filhos menores de idade, vai precisar de um outro documento. Isso porque, pela lei, o cidadão italiano é obrigado a declarar a existência de crianças menores de 18 anos durante a solicitação do passaporte. E isso mesmo se a criança não viver junto com a pessoa!
De todo modo, a questão documental é a que mais ocasiona erros na hora do agendamento do passaporte italiano. A última dica para evitar erros é contar com a ajuda de profissionais para saber mais sobre esse assunto. E claro, quais os documentos necessários para seu caso em específico.
Por isso a equipe da Cidadania Já vai abrir seus horizontes e esclarecer suas principais dúvidas a respeito desse processo. Com sua assessoria, você seguirá todos os passos para agendamento do passaporte sem maiores problemas e cumprindo todos os requisitos.
Ótimas dicas! Estava um pouco perdido de quais documentos levar.