Como transferir conversa do WhatsApp do Android para iPhone: tutorial completo
A transferência de aplicativos e conversas, por exemplo, representa uma dor de cabeça para muitos. Isso se intensifica quando a troca é de um dispositivo que utiliza o sistema operacional Android para um iPhone, o qual se vale do exclusivo iOS. Mesmo quem entende da área pode encontrar problemas.
A verdade é que não é difícil transferir dados entre dispositivos com diferentes sistemas operacionais, incluindo apps e mensagens. A transferência de mensagens do WhatsApp e do WhatsApp Business se encaixa aí, e é exatamente sobre essa tarefa que nós vamos falar durante os tópicos do texto a seguir.
Vamos explorar quais são as possibilidades de transferência de dados entre os smartphones e então detalhar um tutorial de como fazer isso em apenas 4 passos, utilizando um programa sob o nome de Wondershare MobileTrans. Por fim, vamos fornecer algumas dicas para antes e depois do processo.
É possível transferir conversas do WhatsApp do Android para o iPhone?
Antes de explicarmos como transferir conversas do WhatsApp do Android para iPhone é interessante falar das possibilidades. De cara, podemos confirmar que: sim, é possível realizar essa transferência. Não somente as conversas do WhatsApp, mas os outros dados e mídias, como stickers, fotos e vídeos.
Na verdade, as possibilidades de transferência podem envolver tanto arquivos do smartphone quanto aplicativos e informações contidas neles. Alguns desses elementos ficam salvos na nuvem, o que significa que, ao trocar de aparelho, elas já estarão atreladas à sua conta. Outras, porém, são “locais”.
No caso das conversas do WhatsApp (e do WhatsApp Business, vale reforçar), elas não ficam salvas automaticamente se você não realizar um backup, de modo que é necessário recorrer a ferramentas externas que facilitem essa tarefa, como é o caso do programa sobre o qual vamos falar mais adiante.
O Wondershare MobileTrans surge para preencher essa e outras lacunas, sendo uma excelente opção para quem deseja transferir conversas do WhatsApp entre dois dispositivos que utilizam sistemas operacionais distintos. A seguir, vamos explicar de maneira mais detalhada tudo que ele pode realizar.
O que é o Wondershare MobileTrans?
De maneira resumida, o Wondershare MobileTrans é um “hub” de soluções para transferência de dados entre dispositivos. Aqui falamos não somente dos smartphones, mas também de arquivos entre os celulares e um computador de mesa ou laptop. Essas possibilidades de transferência são múltiplas.
O Wondershare MobileTrans é um programa para computadores com o sistema operacional Windows que é conectado aos smartphones a partir do PC. Não há restrição quanto ao “S.O.” do smartphone: tanto celulares com Android quanto aqueles com o iOS são perfeitamente compatíveis com o serviço.
Embora se trate de um software pago via sistema de assinatura, há a possibilidade de testar todos os recursos do Wondershare MobileTrans a partir do download do programa no site oficial. Nesse caso, o interessado tem a chance de ver o que o programa é capaz de realizar além de se comprometer.
O Wondershare MobileTrans é indicado tanto para usuários com experiência em programas de PC e transferência de dados entre dispositivos quanto para quem nunca realizou a atividade. Os dados dos usuários ficam protegidos, a fim de que, caso um processo seja interrompido no meio, nada se perca.
Como transferir WhatsApp entre dispositivos com o MobileTrans em 4 passos
Agora que já falamos que é possível transferir conversas do WhatsApp entre celulares com diferentes sistemas operacionais e explicamos sobre o que é o Wondershare Filmora, chegou a hora de colocar a mão na massa! O tutorial abaixo descreve o processo em 4 etapas rápidas e extremamente simples.
1 – Realize o download e a instalação do Wondershare MobileTrans
Os dois primeiros passos do tutorial de transferência de conversas do WhatsApp são o download e a instalação do Wondershare MobileTrans em um computador, o qual pode ser tanto um desktop quanto um laptop. Em ambos os casos, você deverá acessar o site do programa e baixar o instalador.
Ao clicar duas vezes no arquivo que baixou, ele pedirá autorização para começar a instalar o software no computador. Essa etapa leva somente alguns segundos, mas pode se estender um pouco se o PC for mais lento. Ao fim, um novo ícone do Wondershare MobileTrans será criado na área de trabalho.
2 – Conecte os dois dispositivos (o novo e o antigo) ao computador
Para a segunda etapa, você deverá conectar os dois smartphones ao computador, tanto aquele com as conversas do WhatsApp salvas (no Android) quanto o que irá recebê-las (o iPhone). Isso é feito a partir de entradas USB no computador. Não importa qual será a entrada, apenas que o PC reconheça.
Você pode checar se o computador reconheceu os dois dispositivos clicando em “este computador” e procurando pelos smartphones na aba “dispositivos e unidades”. Se um deles não aparecer, cheque as telas: não é incomum que o celular peça uma autorização adicional para que o PC leia seus dados.
3 – Abra o Wondershare MobileTrans e encontre o recurso
Lembra que um ícone do Wondershare MobileTrans foi criado na área de trabalho? Pois clique duas vezes nele e aguarde o programa abrir. Em seguida, procure pela aba “transferência do WhatsApp”. Clique na setinha na parte inferior dessa opção e novas alternativas de recursos ficarão disponíveis.
Você poderá escolher entre “transferir” (o que substitui dados do WhatsApp do celular novo pelos dados do antigo) e “transferir e mesclar” (o que mantém dados de ambos os smartphones). Selecione a alternativa de sua preferência e você irá notar uma nova janela com dispositivos de ambos os lados.
4 – Certifique-se de que o celular está no local correto
Do lado esquerdo da nova janela deverá estar o smartphone antigo, enquanto do lado direito estará o novo. Se você procura como mudar para WhatsApp Business, não se preocupe: o processo é quase o mesmo, com a diferença de que você irá escolher “transferência do WhatsApp Business” no item 3.
Com cada dispositivo em seu lugar, você só precisará selecionar quais itens serão transferidos, na janela do centro. “Mensagens” será o primeiro item, então não é difícil encontrá-lo. Há a possibilidade de transferir apenas as mensagens ou as mensagens e outros dados, como mídias, contatos e mais.
E é só isso! Você irá clicar no botão na parte inferior da janela e o processo de transferência começará. Você pode realizar outras atividades no computador enquanto isso, desde que não feche a janela do Wondershare MobileTrans, ok? Se fizer isso, precisará recomeçar a transferência a partir do item 3.
5 – Aguarde o processo de transferência ser concluído
Você irá clicar no botão na parte inferior da janela e o processo de transferência começará. Você pode realizar outras atividades no computador enquanto isso, desde que não feche a janela do Wondershare MobileTrans, ok? Se fizer isso, precisará recomeçar a transferência a partir do item 3.
O processo pode demorar entre alguns minutos e uma hora, dependendo da quantidade de arquivos e do tamanho deles. Quando tudo for concluído, o Wondershare MobileTrans enviará uma notificação avisando que o processo deu certo. Com isso você já pode remover seus dispositivos com segurança.
6 – Utilize outros recursos de transferência do Wondershare MobileTrans
A transferência de conversa do WhatsApp do Android para o iPhone não é o único recurso que pode ser executado com o programa. E, considerando que a assinatura dá acesso às demais funções do serviço, vale a pena utilizá-las. Para isso, você pode começar o tutorial “pulando” a etapa número 1.
Em todos os casos, é possível seguir as instruções do próprio programa, levando em conta que ele foi criado com o objetivo de auxiliar tanto pessoas experientes quanto aquelas que nunca fizeram uma transferência. O importante é que jamais interrompa um procedimento antes de ser 100% concluído.
Duas dicas para antes e depois de transferir conversas do WhatsApp com o MobileTrans
As etapas acima são tudo o que você precisa saber sobre a transferência de WhatsApp com o Wondershare MobileTrans, mas há mais o que ser explorado! Abaixo, nós separamos duas dicas adicionais, as quais não são essenciais para o tutorial, mas deixam a tarefa em questão mais tranquila.
Antes: se possível, faça uma restauração de fábrica do novo aparelho
Se o iPhone para o qual você está transferindo a conversa do WhatsApp é novo, ele provavelmente já está “zerado”, então você não terá problemas. Se esse não for o caso, porém, vale a pena realizar uma restauração de fábrica, garantindo que todas as informações prévias do aparelho sejam eliminadas.
Isso não é essencial para a transferência do Wondershare MobileTrans funcionar, mas contribui para que dados que não lhe interessam não fiquem “misturados” com as mensagens que são importantes e que estavam no smartphone com o sistema operacional Android. Quanto mais organização, melhor!
Depois: realize backups dos dados com a maior frequência que puder
Embora nesse texto tenhamos trabalhado apenas a transferência de conversas do WhatsApp entre dispositivos, o Wondershare MobileTrans também é capaz de realizar backups, o que é muito indicado. Mesmo que o celular esteja em perfeitas condições, sempre vale a pena estar precavido né?
A alternativa aparece logo na janela inicial do programa, em “backup e restauração” e “backup de dados do celular” ou “backup de dados de aplicativos”. Esses backups são úteis para o caso do celular “pifar” e você não conseguir ter acesso ao sistema para transferir os dados a um novo smartphone.
E acaba aqui! Vale dizer que, embora esse tutorial tenha falado sobre a transferência de conversa do “zap” do Android para um iPhone, o processo inverso é perfeitamente possível e realizado da mesma forma. Isto é: se deseja mandar dados de um iPhone para um dispositivo Android, o tutorial funciona.
Naturalmente, o mesmo vale de Android para Android e iPhone para iPhone, tarefas ainda mais ágeis. No fim, o Wondershare MobileTrans é um programa versátil que facilita tarefas possíveis, mesmo para quem não tem experiência com transferência de dados ou mesmo com smartphones e seus softwares.