Nuvem Privada Virtual (VPC) – o que é?

0

A nuvem privada ou nuvem privada virtual (VPC) é um modelo de computação em nuvem que fornece recursos computacionais, como servidores, armazenamento de dados e equipamentos de rede, dentro de uma organização ou empresa, limitada a uma rede específica.

Diversos processos de TI são colocados em um ambiente virtual para otimizar a carga sobre os dispositivos físicos e proteger informações críticas. Neste artigo, vamos detalhar por que o VPC é necessário, para que ele é utilizado e como o setor de atuação da empresa influencia a escolha do serviço.

Para que servem as nuvens para os negócios?

O uso de uma nuvem privada virtual permite que a empresa transfira grandes volumes de dados de mídias físicas (discos rígidos) para um ambiente virtual. Os resultados são:

  • Pode-se armazenar enormes quantidades de informações, desenvolver, testar e lançar aplicativos diretamente no ambiente da internet;
  • Em caso de falha de um PC de trabalho ou servidor físico, os dados não serão perdidos;
  • Não é necessário sobrecarregar o ambiente de TI da empresa ou construir e manter data centers;
  • As opções necessárias podem ser ativadas conforme a demanda, otimizando funcionalidades excedentes.

O resultado prático da utilização do VPC é uma economia significativa de tempo de trabalho dos funcionários e recursos de hardware. Os custos financeiros da empresa são reduzidos devido à otimização dos gastos de capital e operacionais (com equipamentos e sua manutenção regular).

Simplificando: uma nuvem para negócios é como uma “caixa de areia”, onde qualquer processo pode ser iniciado, minimizando a carga sobre a infraestrutura interna da empresa.

Quais são os tipos de nuvens?

A nuvem virtual pode ser de três tipos. Cada uma das opções disponíveis tem diferenças fundamentais em relação às outras:

  • Nuvem privada: pode ser implementada tanto nos recursos do provedor quanto nos recursos próprios da empresa, e toda a infraestrutura é acessível sem quaisquer limitações. Pontos fortes: alto nível de confiabilidade devido à distribuição da carga entre os ambientes (físico e virtual), e a capacidade computacional está completamente à disposição do proprietário. Desvantagens: a configuração inicial e o lançamento exigem bastante tempo, e o nível de consumo de recursos computacionais precisa ser planejado antecipadamente.
  • Nuvem pública: utilizada por várias organizações ao mesmo tempo. O desempenho “dos vizinhos” não é afetado, independentemente do número de servidores virtuais criados por cada empresa. Vantagens: economia nos custos de manutenção (o provedor resolve essas questões) e a capacidade de otimizar rapidamente os recursos computacionais utilizados após picos de carga. Desvantagens: controle limitado sobre a estrutura de TI, baixa personalização e pouca vantagem econômica para grandes projetos.
  • Nuvem híbrida: combina as capacidades dos dois métodos mencionados. Exemplo: é possível combinar um armazenamento privado virtual com funcionalidades de um serviço externo do provedor. Pontos fracos: há risco de perda de dados na transferência entre servidores, além da alta complexidade de configuração, monitoramento e gerenciamento.

A escolha da solução adequada depende dos objetivos da empresa e das particularidades dos processos que ela deseja implementar. Os recursos oferecidos com o serviço contratado não devem ser excessivos.

Uma máquina virtual na nuvem é como um computador online que utiliza recursos especialmente alocados de um dispositivo físico. Ela pode operar de forma independente do servidor físico graças à cópia prévia dos dados necessários.

Nuvem privada: para quem é indicada?

Vamos entender o que é a nuvem VPC e para quem essa solução é útil. A nuvem privada oferece ao proprietário o mais alto nível de proteção da informação corporativa. Também é possível uma configuração flexível das funcionalidades de acordo com as necessidades específicas da organização, além da implementação de recursos especializados e opções únicas.

As vantagens da nuvem privada incluem maior flexibilidade e controle, melhor proteção e confidencialidade dos dados, desempenho superior e escalabilidade. No entanto, comparado aos serviços de nuvem pública, as nuvens privadas exigem maiores investimentos em infraestrutura e gerenciamento.

A nuvem privada é uma solução adequada para empresas que utilizam sistemas de TI de alta complexidade. As principais áreas de aplicação por setor incluem:

  • Fintech, saúde: mais fácil certificar a infraestrutura em conformidade com os requisitos legais.
  • Telecomunicações: flexibilidade da plataforma para a implementação de opções profissionais adicionais.
  • Indústria e construção: soluções em nuvem são utilizadas para automatizar processos de negócios, otimizando as cargas nos departamentos de planejamento, compras e contabilidade.

Além disso, o VPC é a única solução possível para departamentos responsáveis por desenvolvimentos setoriais e institutos de pesquisa. Com a nuvem privada, a confidencialidade das informações processadas é garantida, e as funcionalidades são maximizadas.

Serviços de nuvem no Brasil: Serverspace

Entre os principais provedores de nuvem no Brasil, o Serverspace se destaca por oferecer soluções escaláveis e de alto desempenho para empresas de diferentes portes. A plataforma permite que as organizações criem e gerenciem infraestruturas virtuais de forma eficiente e segura, atendendo a demanda por recursos computacionais robustos, seja para desenvolvimento, testes ou operações de missão crítica. Além disso, o Serverspace facilita a migração para ambientes de nuvem privada, híbrida ou pública, com flexibilidade e suporte local para atender às necessidades do mercado brasileiro. Essa abordagem personalizada garante maior controle, segurança e otimização de custos.

Conclusão

A nuvem privada VPC (Private Cloud) é um ambiente virtual no qual uma empresa pode criar uma infraestrutura com recursos ilimitados, utilizando configurações e soluções de software personalizadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.