A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 25ª edição do Encontro USP Escola, que será realizado em janeiro de 2025.
O USP Escola é um evento de férias, de verão e inverno, que contém vários cursos de formação continuada, em diversas áreas do conhecimento, para professores do ensino básico.
Os cursos têm carga horária de 30 horas e envolvem cerca de 15 unidades da instituição, sendo realizados no FFLCH (Prédio de História e Geografia) e IQ – Instituto de Química. Serão ministrados em paralelo, durante uma semana, por docentes da USP, ou de outras universidades públicas, com seus grupos de pesquisa.
De 13/01 a 17/01 também vão acontecer debates, palestras, oficinas e seminários em temas de interesse da escola pública brasileira.
Cursos ofertados no USP Escola
- Pedagogia: Educação, Jogos e Games na Era da Inteligência Artificial
- Artes Visuais, Música, Dança e Teatro: as quatro linguagens aplicadas na sala de aula
- Imunologia do Cotidiano
- A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria
- Xadrez, neurociência e educação para o ensino infantil e fundamental
- A Educa-Ação: a rede de proteção nas trilhas do território
- Desafios pedagógicos atuais na adolescência e seus impactos na aprendizagem
- Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da USP
- História das artes decorativas entre Portugal e Brasil nos séculos XVII e XVIII
- Tecnologias Emergentes na Educação
- Como ser um educador antirracista: a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em espaços de Educação Infantil
- Educação Científica em Cenários de Risco e Incerteza: Estratégias de Ensino-aprendizagem para os desafios contemporâneos
- Capoeira: uma paidéia afro-brasileira e sua prática para uma educação antirracista e decolonial
- Professoras/es no MAC USP: Artes visuais no centro da roda
- Práticas colaborativas em Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental
- Princípios da Contextualização e da Abordagem CTSA no Ensino de Química
- Leitura literária na escola: da seleção à avaliação
- Letramento racial: o que é e como se faz
- Princípios e aplicações da ótica geométrica e ótica física
- Ensinar e aprender com acervos de museus
- Formação Continuada de Professores na Perspectiva da Educação para o Envelhecimento: novos paradigmas
- Ensino de histórias e culturas indígenas: construindo novas práticas na sala de aula
- Projetos interdisciplinares e a construção de uma educação emancipadora
- Radiações e Radioatividade: uma proposta interdisciplinar
- Da teoria à prática: a ludicidade em sala de aula
- Se sou periférico, não sou culto?: A linguagem como forma de empoderamento negro no ambiente escolar
- Práticas e abordagem do lúdico para o ensino da matemática para os anos iniciais e recorrentes aos anos finais
- Adulteração de alimentos: o que eu tenho a ver com isso?
- Processos criativos e experiências perceptivas em Ciências
- Alinhavando os estudos do inglês: do fazer docente à atualização profissional no ensino básico
- Visualização no ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica
- Física Quântica em experimentos e conceitos
- Linguagem e potencialidades das histórias em quadrinhos na Educação
- Paulo Freire: cidadão nordestino, cidadão do mundo e cidadão brasileiro
- Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos
- A educação e a socioeducação: possibilidades desse encontro na escola pública
- Educação para a Paz: diálogos transdisciplinares para a formação de educadores/as
- Inglês para o enfrentamento das desigualdades: Nível 1
- Navegando em um mar de informações: Prepare-se para ser um farol na era digital – Educação Midiática para docentes e gestores
Oficinas
- Pedagogia: Inteligência Artificial e a sala de aula
- O ar que respiramos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
- O teatro na sala de aula: texto, palco e ensino
- Educação Financeira: do PISA à sala de aula
- Aprendendo a programar jogos simples no seu celular com OctoStudio
- Integração de jogos africanos no ensino
- Formação Continuada em Saúde Única para Educadores
- Geografia e Ciência da linguagem: propostas e práticas interdisciplinares para uma aprendizagem crítica
- Educação inclusiva em Educação em Ciências da Terra
- Padrões Geométricos nos Mosaicos
- Letramento Racial e Literatura Infantil: possibilidades para a sala de aula
- A matemática pode ser interessante… e linda! A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áurea e suas ocorrências na natureza
- Matemática + Programação no Ensino Médio
- Oficina Temática: Energia e Sustentabilidade
- Oficina Temática: Água e Vida
- Conversa ao pé do fogão
- Oficinas de Brinquedos científicos
- Laboratório de escuta de imagens
- O que podemos aprender com as imagens?
- A perspectiva metodológica da resolução de problemas
- Inovação e prática interdisciplinar na educação básica: usando o microbit e a robótica a nosso favor
- A Botânica no cotidiano
- Flores o ano todo
- Jogos na Sala de Aula: Purposyum, Desafios da Justiça
- Estratégias educacionais ativas em escolas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas
- Mapeando (in)justiças climáticas com o Detetive Climático
- Umidade do ar
- Diálogos sobre relações de desigualdade de gênero nas aulas de matemática
- Criando visualizações de dados com programação em blocos usando o PlayData
- Educação Sexual e Prevenção da Gravidez na Adolescência
- Oficina de Primeiros Socorros
- MAPi – Investigando Desigualdades Socioespaciais através da Cartografia Digital e Estatística
Rodas de Conversa
- Promovendo uma só saúde, entre humanos, animais, vegetais e o meio ambiente
- PEDUCA – conectando Nutrição e Saúde à Escola
- Jogos tradicionais africanos: caminho possível para pensar a história e cultura africana
- Encontrando a voz da pedagogia
- Como os professores podem ajudar crianças com diabetes mellitus
- Educação Ambiental na Prática: Recuperação de Áreas Verdes Degradadas e Transformação de Pontos Críticos de Descarte Irregular de Lixo
- O ensino do tempo na escola
- Movimentos aparentes dos astros
- História da Educação do negro ao longo do tempo
- Inteligência Artificial no Contexto da Migração e Refúgio
- Bê-a-Bá das Migrações: Fomentando a Diversidade Cultural em Sala de Aula
- Recomposição religiosa em contexto migratório e o espaço escolar
- Como resistir as políticas educacionais paulistas em tempos de Novo Ensino Médio e plataformização da educação
- Literatura infantojuvenil antirracista produzida por professoras da educação básica e os saberes emancipatórios
- Metodologias Ativas no Ensino de História
- Venha assistir ao documentário “Professoras” e discutir a liberdade de atuação docente
Palestras
- O cotidiano escolar de crianças com necessidades educacionais especiais e as possibilidades de ação conjunta entre saúde e educação
- Videogames e Ensino de História
- A relação entre a prática de atividades físicas e o desempenho acadêmico
- Em defesa da Filosofia no Ensino Médio: a transversalidade da disciplina no currículo escolar
- Plataformas de ensino na rede estadual e o ataque à educação
- Sintomas físicos e emocionais entre professores
- Trabalho dos professores em estados e capitais do Brasil: da exclusão à inclusão educacional, precarização e reflexos sobre a saúde
- Cidadania, Democracia: Direitos Humanos na sala de aula
Acesse também: IFTM abre 540 vagas para cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras
Público-alvo: professores da educação básica.
Como se inscrever no Encontro USP Escola
As inscrições para o USP Escola podem ser realizadas até o dia 05/12 no endereço eletrônico https://portalservicos.usp.br/servicos/cultura-e-extensao/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=1&codcurceu=10300022&codedicurceu=24001&numseqofeedi=1&oriins=W.