Encontro USP Escola abre inscrições com mais de 70 cursos gratuitos

0

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 25ª edição do Encontro USP Escola, que será realizado em janeiro de 2025.



O USP Escola é um evento de férias, de verão e inverno, que contém vários cursos de formação continuada, em diversas áreas do conhecimento, para professores do ensino básico.

Os cursos têm carga horária de 30 horas e envolvem cerca de 15 unidades da instituição, sendo realizados no FFLCH (Prédio de História e Geografia) e IQ – Instituto de Química. Serão ministrados em paralelo, durante uma semana, por docentes da USP, ou de outras universidades públicas, com seus grupos de pesquisa.

De 13/01 a 17/01 também vão acontecer debates, palestras, oficinas e seminários em temas de interesse da escola pública brasileira.

Cursos ofertados no USP Escola

  • Pedagogia: Educação, Jogos e Games na Era da Inteligência Artificial
  • Artes Visuais, Música, Dança e Teatro: as quatro linguagens aplicadas na sala de aula
  • Imunologia do Cotidiano
  • A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria
  • Xadrez, neurociência e educação para o ensino infantil e fundamental
  • A Educa-Ação: a rede de proteção nas trilhas do território
  • Desafios pedagógicos atuais na adolescência e seus impactos na aprendizagem
  • Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da USP
  • História das artes decorativas entre Portugal e Brasil nos séculos XVII e XVIII
  • Tecnologias Emergentes na Educação
  • Como ser um educador antirracista: a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em espaços de Educação Infantil
  • Educação Científica em Cenários de Risco e Incerteza: Estratégias de Ensino-aprendizagem para os desafios contemporâneos
  • Capoeira: uma paidéia afro-brasileira e sua prática para uma educação antirracista e decolonial
  • Professoras/es no MAC USP: Artes visuais no centro da roda
  • Práticas colaborativas em Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Princípios da Contextualização e da Abordagem CTSA no Ensino de Química
  • Leitura literária na escola: da seleção à avaliação
  • Letramento racial: o que é e como se faz
  • Princípios e aplicações da ótica geométrica e ótica física
  • Ensinar e aprender com acervos de museus
  • Formação Continuada de Professores na Perspectiva da Educação para o Envelhecimento: novos paradigmas
  • Ensino de histórias e culturas indígenas: construindo novas práticas na sala de aula
  • Projetos interdisciplinares e a construção de uma educação emancipadora
  • Radiações e Radioatividade: uma proposta interdisciplinar
  • Da teoria à prática: a ludicidade em sala de aula
  • Se sou periférico, não sou culto?: A linguagem como forma de empoderamento negro no ambiente escolar
  • Práticas e abordagem do lúdico para o ensino da matemática para os anos iniciais e recorrentes aos anos finais
  • Adulteração de alimentos: o que eu tenho a ver com isso?
  • Processos criativos e experiências perceptivas em Ciências
  • Alinhavando os estudos do inglês: do fazer docente à atualização profissional no ensino básico
  • Visualização no ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica
  • Física Quântica em experimentos e conceitos
  • Linguagem e potencialidades das histórias em quadrinhos na Educação
  • Paulo Freire: cidadão nordestino, cidadão do mundo e cidadão brasileiro
  • Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos
  • A educação e a socioeducação: possibilidades desse encontro na escola pública
  • Educação para a Paz: diálogos transdisciplinares para a formação de educadores/as
  • Inglês para o enfrentamento das desigualdades: Nível 1
  • Navegando em um mar de informações: Prepare-se para ser um farol na era digital – Educação Midiática para docentes e gestores

Oficinas

  • Pedagogia: Inteligência Artificial e a sala de aula
  • O ar que respiramos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • O teatro na sala de aula: texto, palco e ensino
  • Educação Financeira: do PISA à sala de aula
  • Aprendendo a programar jogos simples no seu celular com OctoStudio
  • Integração de jogos africanos no ensino
  • Formação Continuada em Saúde Única para Educadores
  • Geografia e Ciência da linguagem: propostas e práticas interdisciplinares para uma aprendizagem crítica
  • Educação inclusiva em Educação em Ciências da Terra
  • Padrões Geométricos nos Mosaicos
  • Letramento Racial e Literatura Infantil: possibilidades para a sala de aula
  • A matemática pode ser interessante… e linda! A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áurea e suas ocorrências na natureza
  • Matemática + Programação no Ensino Médio
  • Oficina Temática: Energia e Sustentabilidade
  • Oficina Temática: Água e Vida
  • Conversa ao pé do fogão
  • Oficinas de Brinquedos científicos
  • Laboratório de escuta de imagens
  • O que podemos aprender com as imagens?
  • A perspectiva metodológica da resolução de problemas
  • Inovação e prática interdisciplinar na educação básica: usando o microbit e a robótica a nosso favor
  • A Botânica no cotidiano
  • Flores o ano todo
  • Jogos na Sala de Aula: Purposyum, Desafios da Justiça
  • Estratégias educacionais ativas em escolas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas
  • Mapeando (in)justiças climáticas com o Detetive Climático
  • Umidade do ar
  • Diálogos sobre relações de desigualdade de gênero nas aulas de matemática
  • Criando visualizações de dados com programação em blocos usando o PlayData
  • Educação Sexual e Prevenção da Gravidez na Adolescência
  • Oficina de Primeiros Socorros
  • MAPi – Investigando Desigualdades Socioespaciais através da Cartografia Digital e Estatística

Rodas de Conversa

  • Promovendo uma só saúde, entre humanos, animais, vegetais e o meio ambiente
  • PEDUCA – conectando Nutrição e Saúde à Escola
  • Jogos tradicionais africanos: caminho possível para pensar a história e cultura africana
  • Encontrando a voz da pedagogia
  • Como os professores podem ajudar crianças com diabetes mellitus
  • Educação Ambiental na Prática: Recuperação de Áreas Verdes Degradadas e Transformação de Pontos Críticos de Descarte Irregular de Lixo
  • O ensino do tempo na escola
  • Movimentos aparentes dos astros
  • História da Educação do negro ao longo do tempo
  • Inteligência Artificial no Contexto da Migração e Refúgio
  • Bê-a-Bá das Migrações: Fomentando a Diversidade Cultural em Sala de Aula
  • Recomposição religiosa em contexto migratório e o espaço escolar
  • Como resistir as políticas educacionais paulistas em tempos de Novo Ensino Médio e plataformização da educação
  • Literatura infantojuvenil antirracista produzida por professoras da educação básica e os saberes emancipatórios
  • Metodologias Ativas no Ensino de História
  • Venha assistir ao documentário “Professoras” e discutir a liberdade de atuação docente

Palestras

  • O cotidiano escolar de crianças com necessidades educacionais especiais e as possibilidades de ação conjunta entre saúde e educação
  • Videogames e Ensino de História
  • A relação entre a prática de atividades físicas e o desempenho acadêmico
  • Em defesa da Filosofia no Ensino Médio: a transversalidade da disciplina no currículo escolar
  • Plataformas de ensino na rede estadual e o ataque à educação
  • Sintomas físicos e emocionais entre professores
  • Trabalho dos professores em estados e capitais do Brasil: da exclusão à inclusão educacional, precarização e reflexos sobre a saúde
  • Cidadania, Democracia: Direitos Humanos na sala de aula

Acesse também: IFTM abre 540 vagas para cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras

Público-alvo: professores da educação básica.

Como se inscrever no Encontro USP Escola

As inscrições para o USP Escola podem ser realizadas até o dia 05/12 no endereço eletrônico https://portalservicos.usp.br/servicos/cultura-e-extensao/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=1&codcurceu=10300022&codedicurceu=24001&numseqofeedi=1&oriins=W.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.