Bahia vira destino sustentável por meio de ações comunitárias e governamentais
A Bahia é um dos estados mais procurados pelos turistas nas altas temporadas e recebeu, em novembro de 2024, a Certificação Bandeira Azul, um reconhecimento internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a rigorosos critérios de qualidade ambiental, segurança, acessibilidade e educação ambiental.
Com essa certificação, o estado se qualifica como um destino sustentável. Para receber a Bandeira Azul, uma praia ou marina precisa cumprir 33 requisitos. Essas exigências garantem que a água seja limpa e adequada para banho, que haja coleta seletiva e tratamento de resíduos, e que os visitantes tenham acesso a informações para preservar o ecossistema local.
Para alcançar o título de destino sustentável, diversas ações vêm sendo promovidas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), por instituições de preservação ambiental, como o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), além de mobilizações incentivadas por empresários e pelas comunidades locais.
Preservação ambiental de Corumbau
Em Corumbau, no extremo sul da Bahia, moradores, empresários e a prefeitura se uniram para reduzir irregularidades, como o descarte incorreto de lixo nas praias. Além de ser um destino tranquilo para turistas, a região é uma reserva extrativista, ou seja, toda a sua área é protegida e criada com o objetivo de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais pelas populações tradicionais.
Junto com a comunidade local, Cláudio Salituro, que administra há quatro anos uma pousada na região, vem implementando ações para limpar e proteger as praias e a restinga, vegetação nativa de Corumbau. A iniciativa envolveu a recuperação de áreas afetadas, a remoção de resíduos e a instalação de sinalizações para conscientizar a população sobre a limpeza do local.
“A poluição das praias é um dos principais riscos decorrentes do descarte inadequado de resíduos. Vários materiais, especialmente plásticos, são jogados em áreas públicas, causando danos irreversíveis ao ecossistema de Corumbau”, explica o empresário.
Meio ambiente em foco
Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos são descartadas, desse total, 8 milhões acabam nos oceanos. O aumento preocupa a sociedade e o poder público, que vem se mobilizando para preservar os ecossistemas e os recursos naturais.
Na Bahia, a Secretaria de Turismo realiza anualmente a ação “Verão de Todos & Para Todos,” que promove a limpeza das áreas litorâneas e incentiva a coleta seletiva de resíduos nas praias da orla de Camaçari e do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Além disso, a Setur-BA apoia a Organização Pró-Mar, que trabalha no controle do coral sol, uma espécie invasora que ameaça o bioma marinho. A organização realiza atividades em Itaparica e na Barra do Paraguaçu, com o objetivo de preservar o equilíbrio do ecossistema costeiro da região.
Sobre o empresário
Claudio Salituro é reconhecido como um líder nato que, ao longo de sua carreira, atuou em posições importantes em empresas nacionais e internacionais. O empresário se destaca por sua capacidade de coordenar equipes multifuncionais, superar desafios e impulsionar a inovação.
Atualmente, Salituro administra importantes negócios, com foco na gestão da Pousada Vila Corumbau. Ele incorpora valores de responsabilidade social e ambiental em suas iniciativas empresariais, refletindo seu compromisso com as comunidades locais e com o desenvolvimento sustentável, promovido por meio de parcerias e projetos implementados.
Mais informações sobre Cláudio Salituro acesse: https://claudiosalituro.link/