A Petrobras, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), abriu as inscrições para 11 cursos gratuitos. Destes, três são de nível técnico e oito são de qualificação profissional.
Os cursos somam um total de 740 vagas para pessoas de baixa renda que vivem no estado de Pernambuco. A oportunidade faz parte do Programa Autonomia e Renda, que faz o pagamento de bolsa de R$ 660 a cada mês. No caso de mulheres com filhos de até 11 anos, a bolsa é de R$ 858.
As aulas dos cursos são presenciais e acontecem nos períodos matutinos e vespertinos, nas unidades do Senai em Santo Amaro e Areias, no Recife, e no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, na Região Metropolitana. As inscrições estão abertas até o dia 23 de dezembro e podem ser feitas de forma presenciail, na unidade de interesse, ou online, clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: Harvard e Fundação Itaú abrem curso gratuito
Há prioridade de vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, transexuais, travestis, indígenas, quilombolas e refugiados. Para fazer parte dos cursos gratuitos, é necessário ter mais de 18 anos e a escolaridade mínima exigida em cada um dos cursos. Mais detalhes sobre cada uma das oportunidades podem ser vistos no edital.
Os cursos gratuitos da Petrobras disponíveis são:
- Auxiliar de construção civil;
- Auxiliar de eletricista;
- Auxiliar de mecânico industrial;
- Auxiliar de instrumentista industrial;
- Auxiliar de encanador industrial;
- Caldeireiro;
- Soldador no processo de eletrotodo;
- Técnico em automação industrial;
- Técnico em mecânica;
- Montador de andaime, formas e escoramento;
- Técnico em eletrotécnica.
Os cursos de ensino técnico têm duração de 17 meses e os de qualificação profissional duram de quatro a sete meses. Há ainda oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), com carga horária de 60 horas. O processo seletivo será feito por sorteio eletrônico, previsto para acontecer dia 8 de janeiro de 2025.